CAMPANHA. Fabiano explica ideias em Segurança, Saúde e Educação, em painel do Colégio Santa Maria
Por GABRIEL GABARDO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Coligação
O candidato a prefeito da Coligação Santa Maria Que Olha Para Frente, Fabiano Pereira, apresentou compromissos nas áreas de Saúde, Segurança e Educação durante painel promovido pelo Colégio Marista Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (21). Os temas foram propostos pelos alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º anos da escola, que formularam as perguntas.
Acompanhado da candidata a vice, a professora Magali Marques da Rocha, Fabiano defendeu o aspecto preventivo da Saúde com o aumento das equipes da Estratégia Saúde da Família – implementada quando ele era secretário da pasta em 2001. O candidato também destacou a importância de uma Saúde resolutiva: “De nada adianta a pessoa ir ao posto de saúde e não sair com o remédio, pois a doença vai se agravar e gastaremos mais com a internação ali na frente. Uma Saúde que resolve rapidamente o problema, sendo bem gerida, acaba sendo menos custosa”.
Fabiano explicou também sua proposta de criar o Força Extra, uma medida chamada “atividade delegada” que vem sendo adotada em várias cidades do Brasil. A idéia é que a prefeitura compre as horas extras dos brigadianos, que têm custo aproximado de R$ 23. Com R$ 100 mil por mês, seria possível comprar cerca de 4300 horas extras mensais, aumentando significativamente o policiamento na cidade. Os recursos, segundo Fabiano, virão do corte de 20 Cargos de Confiança, os CCs, da prefeitura.
Como medidas para qualificar a Educação, Fabiano destacou a valorização dos professores, com política de reposição salarial e plano de saúde para os servidores municipais, como ponto central. O candidato reafirmou o plano de recuperar a infraestrutura das escolas e implementar o uso da tecnologia em sala de aula, inclusive com recursos federais disponíveis. Além disso, Fabiano afirmou que a prefeitura fornecerá uniformes de inverno e verão aos alunos, e seu uso será obrigatório: “Isso organiza o sistema, cria disciplina, ajuda a família na economia e também garante segurança aos alunos, que estarão identificados”.
À tarde, Fabiano e Magali realizaram atividades de mobilização no Centro da cidade.
Proposta das horas extras já foi mais detalhada. Por que não foi desde o início?
As outras ainda têm questões orçamentárias, mas deixa para lá. O princípio da coisa já está provado, campanha poderia ser melhor desde o primeiro dia.