CidadaniaEsporte

CIDADANIA. Homofobia em jogo da seleção poderá levar à punição da CBF. Por quem? Pela Fifa, é claro

fifa cbf homofobiaDo jornal eletrônico GGN, com informações da FOLHA DE SÃO PAULO e foto de Reprodução

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) poderá multar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em razão de gritos homofóbicos de seus torcedores. No dia 6 de setembro, durante o jogo entre Brasil em Colômbia pelas eliminatórias da Copa da Rússia, muitos espectadores na Arena da Amazônia, em Manaus, gritavam “bicha” quando goleiro colombiano cobrava os tiras de meta.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Fifa confirmou que irá abrir um processo disciplinar, baseado em informações de seus observadores, sobre o comportamento dos torcedores durante a partida. O Comitê Disciplinar da Fifa irá analisar os dados e depois vai decidir se punirá a CBF.

Os gritos homofóbicos têm provocado diversas multas da Fifa contra federações desde o começo desde ano. Argentina, Peru, Chile e Uruguai já foram multados e advertidos, e o México também foi punido por esta razão.

Para o professor da USP Flavio de Campos, além das multas, o ideal seria a Fifa promover uma campanha contra a homofobia no futebol. “Uma campanha educativa mais profunda, mostrando que se trata de uma violação de um direito básico do ser humano”, afirma.

Da Folha

Fifa investiga CBF por gritos de ‘bicha’ em Manaus e pode multá-la pela 1ª vez

Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ser multada pela Fifa devido a atitudes homofóbicas de seus torcedores. Na partida entre Brasil e Colômbia, em 6 de setembro, pelas eliminatórias da Copa de 2018, boa parte das pessoas presentes na Arena da Amazônia, em Manaus, gritaram “bicha” enquanto o goleiro adversário David Ospina cobrava os tiros de meta.

A Fifa confirmou à Folha que, a partir de informações recebidas de seus observadores presentes na Arena da Amazônia, foi decidida a abertura de um “processo disciplinar” para avaliar os atos dos torcedores durante o jogo. A análise do material será feita pelo Comitê Disciplinar da entidade, que então decidirá se a CBF será punida. O grupo tem reunião agendada nas próximas duas semanas, mas ainda não está definido se a discussão do caso da CBF entrará em pauta nesse primeiro encontro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Quando um causídico fala em “viadagem” no microfone de uma concessão pública num conhecido programa de rádio da aldeia sem problemas. Afinal, homofóbicos e hipócritas são os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo