No jornal A Razão (online), com informações (e foto) da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini
Na primeira atividade como secretário, Cezar Schirmer se reuniu com a cúpula da Segurança Pública na manhã desta segunda-feira (5). No encontro, ocorrido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o secretário recebeu um diagnóstico dos principais projetos em andamento na pasta e suas instituições vinculadas.
Schirmer recebeu do comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, e do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, um panorama geral das atividades das corporações. A superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Marli Ane Stock, o diretor do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Cleber Muller, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Krukoski, também traçaram um apanhado de suas áreas.
Segundo o novo secretário, a missão que lhe foi confiada pelo governador José Ivo Sartori engloba três eixos principais: agilizar e superar as dificuldades burocráticas para executar as medidas anunciadas pelo governo do Estado nos últimos dias; ampliar as vagas prisionais, tirando os criminosos das ruas e os colocando nas prisões; e ampliar o policiamento ostensivo para demonstrar que há enfrentamento na questão da segurança.
“São ações que vamos iniciar imediatamente logo após a posse”, afirmou Schirmer, que pretende unir diferentes setores da sociedade no combate ao crime. “Essa é uma guerra que não é só da Secretaria da Segurança. Para ser vencida, precisamos da soma de todos, da multiplicação dos esforços coletivos e da compreensão de que, se cada um fizer a sua parte, a SSP poderá fazer mais adequadamente suas competências e atribuições”.
Sobre os registros de assassinato contabilizados pelas autoridades, Schirmer afirmou que 73,4% das vítimas têm passagem pela polícia e 44,19% dos autores passaram por cadeias administradas pela Susepe. Além disso, 50% dos homicídios na Região Metropolitana envolvem criminosos reincidentes.
O novo secretário reforçou que irá buscar formas criativas, com inteligência e tecnologia, para superar essas dificuldades. “Não se muda uma realidade complexa e difícil do dia para a noite, mas ela pode ser modificada”, destacou.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.