EXTRA, EXTRA. Juiz lamenta, mas indefere pedido e pequenos estarão mesmo fora do Debate da RBS/TV
O Juiz Carlos Alberto Ely Fontela, da 147ª Zona Eleitoral, indeferiu o pedido de PPL, PSOL e PSTU, que pretendiam fazer com que a RBS-TV realizasse seu debate (previsto para a noite de hoje) com a presença de todos os candidatos a prefeito – e não apenas entre os cinco que ela convidou e que excluiu Werner Rempel (PPL), Alcir Martins (PSOL) e Paulo Weller (PSTU).
Lendo a decisão fica claro (na interpretação claudemiriana), que o magistrado lamenta que a RBS não tenha permitido a participação de todos os candidatos. Mas ele, juiz, precisa seguir a lei. E esta dá o direito à emissora de TV de não convidar candidatos de partidos que não tenham 10 deputados federais ou mais.
Segundo a assessoria de imprensa do PPL, a ideia, agora, é realizar, via Feicebuqui, um debate com a participação apenas dos três candidatos excluídos.
Abaixo, nas duas imagens, você confere a íntegra da decisão do juiz Fontela:
Acredito que na próxima eleição municipal existirão menos candidatos, entretanto nada impede que seja maior o número de concorrentes. Emissora deve ter uma hora e quarenta minutos disponíveis, algo parecido. Com cinco debatedores são 20 minutos para cada um. Com 8 são doze e meio minutos. Ainda por cima naquela base, um minuto para pergunta, dois para resposta, um para réplica e um para tréplica. Quer dizer, intervenções mais curtas do que coice de porco.
Não vou assistir o debate, boa sorte a todos os envolvidos.