Câmara de VereadoresCidadaniaEconomiaEleições 2016PolíticaSanta MariaSegurançaTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. Desfile, protesto dos policiais, greve bancária, setembro amarelo, Feira da Primavera

Regimento Mallet e sua participação na Batalha de Tuiuti, há 150 anos, homenagem institucional no desfile cívico (foto Deivid Dutra/A Razão)
Regimento Mallet e sua participação na Batalha de Tuiuti, há 150 anos, homenagem institucional no desfile(foto Deivid Dutra/A Razão)

* Nem mesmo o frio da manhã passada impediu que cerca de 10 mil pessoas, segundo os organizadores, fossem à Avenida Medianeira para assistir ao tradicional Desfile Cívico da Pátria.

* Cerca de 6 mil foram os desfilantes, dos quais metades militares, a maior parte do Exército. Alem deles, como relata Maiquel Rosauro, em REPORTAGEM no jornal A Razão, também participaram escoteiros, estudantes, tradicionalistas, entre outros.

* Tem sessão da Câmara, na manhã desta quinta. E é provável que ocorra a decisão acerca do fim da Comissão Processante que apura a conduta do ex-prefeito Cezar Schirmer.

* A renúncia dele deve extinguir o processo (aberto, curiosamente, menos de duas horas antes da entrega da carta de afastamento, na terça) e o material que lhe deu origem deve ser enviado ao Ministério Público, para avaliação.

* Também nessa quinta prossegue o movimento paredista dos bancários. No primeiro dia, terça, 18 agências santa-marienses aderiram à greve nacional.

* Não é improvável, como mostra a experiência de cobertura de idêntica mobilização, em anos anteriores, que a paralisação aumente de tamanho, com adesão maior de bancos públicos, que normalmente sustentam a greve.

* “Chega de Mortes. Segurança para Todos”. Esse é o mote para o ato público marcado para as 10 da manhã, convocado pela Ugeirm-Sindicato, a entidade que representa os policiais civis gaúchos.

* A atividade é uma demonstração de desconconfirmidade dos policiais (que começam a se reunir hora e meia antes, na Delegacia de Pronto Atendimento) com a situação de insegurança pública por que passa o Estado.

* O evento, que acontece na Praça Saldanha Marinho, também contará com o apoio da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia da Kiss.

* Dos cerca de 5 mil municípios brasileiros, 97 (de 13 estados diferentes) vivem uma situação peculiar, na eleição de 2 de outubro. Neles, há apenas um candidato a prefeito inscrito. Curiosamente, o Rio Grande do Sul é o Estado com mais comunas nessa condição: 32.

* Aqui mesmo, na região central, há uma cidade com candidato solito. No caso, Ivorá, na Quarta Colônia. Para saber quais são os outros municípios gaúchos, clique AQUI.

* Uma importante campanha está em curso e que merece ser prestigiada. No caso, é o “Setembro Amarelo”, que leva a conscientização da necessidade de conter os suicídios.  Para saber mais sobre isso, vale conferir a página da Associação Brasileira de Psiquiatria, no Feicebuqui (AQUI).

* Também é interessante ler o que disse, na última sessão da Câmara de Vereadores, o empresário Jorge Brandão, coordenador do Centro de Valorização da Vida, a respeito do tema (AQUI).

* Acontece no sábado, dia 10, mais uma edição, a de 41, da Feira da Primavera, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, entre 7 da manhã e 6 da tarde. A promoção é do Banco da Esperança e do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese católica de Santa Maria.

* É um evento pra lá de tradicional, que tem apoio e participação de paróquias, municípios e comunidades abrangidas pela Arquidiocese.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Reportagem na TV Cultura de São Paulo dá conta que uns 70% dos cinco mil e tantos municípios brasileiros não geram receita para se sustentar, dependem do fundo de participação dos municípios. Mesmo assim existem picaretas, não existe outra definição para esta gente, que faz campanha para emancipar distritos. Aparece mais cargos de prefeito, secretários, vereadores e um monte de aspones. O benefício para a população é pagar a conta, sustentar um bando de gente que acha que discursar e produzir texto é trabalhar para o “bem do povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo