VIOLÊNCIA. Duas madrugadas, dois homicídios. E já chega a 43 o número de assassinatos em Santa Maria

Por RAUL PUJOL, com fotos de Reprodução, na edição online do jornal A RAZÃO
O final de semana foi violento em Santa Maria. Em um período de menos de 25 horas foram dois assassinatos, elevando para 43 o número de homicídios neste ano. O último crime aconteceu na madrugada deste domingo, por volta das 2h15, na Rua José de Alencar, no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Elisandro da Silva Costa, 35 anos, que trabalhava como serviços gerais, foi morto com um tiro na cabeça.
O suspeito do crime foi preso pela Brigada Militar (BM), minutos depois, em uma residência na Linha Velha da Fronteira, cerca de 30 metros do local do assassinato. Pablo Tiliman, 26 anos, foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DDPA) e reconhecido por testemunhas como o autor dos disparos. Os dois eram vizinhos e teriam uma desavença. A arma usada no homicídio não foi localizada pela BM.
Tiliman, que foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), possui uma vasta ficha criminal por: tráfico de drogas, homicídio consumado, roubo a pedestre, lesão corporal e ameaça.
“O suspeito já foi preso em flagrante, amanhã (segunda-feira) vamos instaurar o inquérito e tentar descobrir o que motivou o crime”, explica o delegado Gabriel Zanella, responsável pela Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD).
Costa era casado com Fabiana Rangel e deixa uma enteada de 13 anos. Ele foi velado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA) e enterrado no Cemitério Ecumênico Municipal, na tarde de hoje (domingo).
O 42º homicídio do ano
Na madrugada de sábado, por volta da 1h30, Santa Maria registrou o seu 42º homicídio em 2016. Diogo de Oliveira da Silva, 30 anos, foi atingido com pelo menos um tiro no pescoço. Ele estava com amigos em um bar às margens da BR-392, no Bairro Lorenzi, zona Sul da cidade, quando foi alvejado.
Os disparos foram efetuados de dentro de um veículo. Os amigos de Diego o encaminharam ao Pronto-Atendimento do Patronato, mas ele não resistiu aos ferimentos. A vítima tinha antecedentes por roubo, furto, abigeato, porte ilegal de arma e furto de carro. Os suspeitos fugiram e não foram localizados pela Brigada Militar.
“Nossa equipe de investigação realizou um levantamento preliminar no local do crime, mas ainda não temos suspeito. O inquérito será instaurado na segunda-feira”, disse o delegado Gabriel Zanella, que investigará o caso.
Relembre o 43º assassinato em 2015
Em 2015, o 43º assassinato aconteceu no dia 29 de setembro. Ana Paula Braz da Silva, 39 anos, foi esfaqueada no dia 24 de setembro, na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Rosário. Ela foi encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), onde morreu cinco dias depois do crime. A vítima, que era garota de programa, foi atacada por quatro adolescentes, duas meninas e dois meninos.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Sujeito tem uma “capivara” de todo tamanho mas continua solto. Presunção de inocência, dá até para apostar.