CAMPANHA. Debate final tem acusações mútuas e empate sem gols. Pesquisas colocam petista na frente

CAMPANHA. Debate final tem acusações mútuas e empate sem gols. Pesquisas colocam petista na frente

CAMPANHA. Debate final tem acusações mútuas e empate sem gols. Pesquisas colocam petista na frente - debate-1Palavras de uma internauta, no meio do confronto televisivo entre Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira:

“Será que isso é um debate ou um show de acusações??!!”

O fato é que houve, sim, uma tentativa clara de polemizar, proposta inicialmente pelo candidato tucano, que se manteve, na medida do possível, na ofensiva. Do outro lado, com a mesma legitimidade, o petista enumerou suas iniciativas quando prefeito, se esquivando das cascas de banana. Mas, a determinada altura, também procurou retribuir acusações do adversário.

Pozzobom, com ainda mais ênfase do que fizera no debate da última segunda-feira, na Cacism, atacou. E só falou meeeesmo (supõe-se que seus estrategistas imaginam ser essa uma boa alternativa) é no PT, partido de Valdeci. Aliás, falou mais no partido que no próprio adversário. Vai funcionar? Não se sabe.

Acusado de “manipulador” de informações e números, Pozzobom teve contra si as informações sobre os votos dos vereadores e dele próprio, em favor de propostas do petista – inclusive, por exemplo, na questão das contas municipais (apontadas pelo Tribunal de Contas) e do Centro de Eventos.

Enfim, de lado a lado, talvez a internauta esteja certa. Foram acusações (e defesas), de parte a parte. Quem ganhou o debate? Na avaliação deste escriba, entre mortos e feridos salvaram-se todos. Zero a Zero. O placar, claro, será outro, na opinião dos torcedores. Respeite-se, apenas.

EM TEMPO: na noite desta sexta-feira, 24 horas depois do previsto, o Instituto Veritás divulgou, na sua página no Feicebuqui, num gráfico pra lá de miserável e malfeito, o resultado da pesquisa REGISTRADA no TSE (número RS-06744/2016, do dia 21 passado). Pelo levantamento, com 802 entrevistas feitas entre os dias 22 e 27, na pesquisa estimulada, confrontados os nomes dos candidatos, Valdeci Oliveira contaria com 51,7% de intenção de votos válidos, contra 48,3% de Jorge Pozzobom.

Também na noite desta sexta-feira, o Studio Pesquisas divulgou o resultado da pesquisa REGISTRADA no TSE (número RS-02653/2016, do dia 21 passado). Pelo levantamento, com 600 entrevistas feitas entre os dias 26 e 27, na pesquisa estimulada, confrontados os nomes dos candidatos, Valdeci Oliveira contaria com 57,2% de intenção de votos válidos, contra 42,8% de Jorge Pozzobom.

O MATERIAL DA VERITÁ VOCÊ CONFERE AQUI.

A PESQUISA NA ÍNTEGRA, DA STUDIO, VOCÊ ENCONTRA AQUI.



7 comentários

  1. Jorge

    Duas pesquisas com números absolutamente díspares. Isso é ciência? Isso é confiável? Fizeram as pesquisas praticamente no mesmo período.

    Uma dá empate técnico dentro da margem. A outra é plenamente favorável ao Valdeci, mesmo considerando a margem de erro. E se o Pozzobom fosse eleito com boa margem, as duas lavariam as mãos dizendo que não tem nada a ver com isso. E ninguém poderá processá-las.

    Afinal, para que servem as pesquisas, mesmo, se não são ciências exatas? Exatamente por isso sou absolutamente contra a divulgação de pesquisas antes de fecharem as urnas pois não são confiáveis, pois muitos que ficam sabendo desses números valorizam-nas e decidem seus votos, mudando um resultado que seria o natural.

  2. elaine

    nao vi um debate mas sim uma chuva de acusaçoes que nao vinham ao caso no momento do jorge so lamento pra ele ,,,,,,,,,,,

  3. Jorge

    Não vi o debate, não tenho mais estômago para isso.

    Mas se as acusações de ambos os lados forem pertinentes, isso é muito bom.

  4. O Brando

    Pois é. Se não me engano, um certo radialista afirmou que o veículo é que dá credibilidade às pesquisas. E que se as mesmas fossem publicadas só no site, não num jornal (por exemplo), ele também não colocaria os resultados no site dele (acho até que “encher o saco” foi mencionado). Mais ainda, não gosta que digam que ele é petista, mas Valdeci está na frente, sabe como é.

  5. ALEXANDRE

    Até estava indeciso…Após o debate me decidi.. POZZOBON só toca na mesma tecla..vira o disco….mostra tuas propostas. Não sou Pt, quero Lula e Dilma na cadeia mas vou de Valdeci pelo que ele foi para a cidade…

  6. Jorge

    ALEXANDREPT, fala sério. Ambos apresentaram propostas, as mesmas. São tão iguais e vão fazer tão pouco que até a cadeira vazia comandando a cidade não faria diferença.

  7. O Brando

    Dilma ainda no poder vivia lembrando os outros que era presidente da república. Se a criatura precisa lembrar os outros do que é, simplesmente não é.
    Está cheio de gente por aí afirmando “não sou ligado a nenhum partido”, “não estou mais ligado ao partido”, “não sou do PT”. Pois é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *