CIDADE. Antecipando o Dia de Finados, Prefeitura faz um mutirão para limpar os cemitérios de Santa Maria
No jornal A RAZÃO, com foto de DEIVID DUTRA (Arquivo)
A Prefeitura de Santa Maria determinou a formação de uma força-tarefa para realizar a limpeza dos cemitérios públicos para o Dia de Finados, em 2 de novembro. As vias ao entorno também irão receber melhorias. O anúncio foi feito nessa sexta-feira, em coletiva do prefeito José Haidar Farret.
Conforme o prefeito, a decisão de montar uma força-tarefa foi definida na reunião do secretariado na quinta-feira. As ações estão (estavam) previstas para iniciar neste sábado nos cemitérios Ecumênico Municipal, São José, Caturrita, Pau a Pique e Campestre Menino Deus. A Prefeitura administra ainda o Parque Jardim Santa Rita de Cássia.
“No interior, naqueles onde a comunidade cuida, os subprefeitos têm a ordem de deixar os locais em dia. Na cidade, determinamos inclusive que a Sul Clean, com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, deixe em dia não apenas as avenidas, mas também as ruas transversais aos cemitérios, com a retirada de lixo, grama e galhos”, destaca Farret.
Os campos santos públicos de Santa Maria são seguidamente criticados pela falta de manutenção. Leitores de A Razão entram em contato quase que diariamente com o jornal para alertar sobre o acúmulo de lixo ou mato alto entre os túmulos. Segundo o prefeito, o problema ocorre por falta de funcionários.
“A equipe se aposentou e não há reposição. Houve concurso e não apareceu ninguém para calçamento. Tivemos que aproveitar a equipe de serviços gerais. Em todos os cemitérios, a equipe responsável pela manutenção não deve chegar a dez funcionários”, afirma Farret.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Todos que tem jazigo pagam uma Taxa de Manutenção, que não pode ser considerada pequena. O que falta mesmo é competência e responsabilidade. Ainda bem que o Secretário Sabe-Tudo responsável por este setor está saindo sem deixar saudade, muito menos realizações por onde passa. Já vai muuuuiiiiiitttooooo tarde !! Vai enrrolar em outras querências.
Homenagear o que já se foram é decisão de cunho pessoal. Há os que decidem fazê-lo só nos dia de finados. Mas também existem aqueles que freqüentam estes lugares mais assiduamente. Para estes, uma “força-tarefa” na véspera do feriado não é o bastante.
Coisas da vida. Se não há “força-tarefa” que mantenha o calçadão sem buracos e o centro da cidade limpo, lugares que todos transitam, não é necessário procurar capricho onde poucos vão.