Destaque

CIDADE. Santa-marienses sofrem com a chuvarada. Moradores ilhados, aulas suspensas, casas alagadas…

alagamento-prefeituraPor MAIQUEL ROSAURO (texto), no jornal A RAZÃO, com fotos de GABRIEL HAESBAERT/A Razão (escola infantil), ALESSANDRA ZOCOLOTTO/Arquivo Pessoal (Distrito Industrial) e JOÃO ALVES/AIPM (rua alagada)

Moradores dos bairros Carolina e Parque Pinheiro Machado, em Santa Maria, começaram a ter suas casas alagadas no início da manhã desta segunda-feira. Diversos leitores que entraram em contato com A Razão relatam que suas casas estão tomadas pela água. Já aqueles que moram em áreas de risco estão preocupados com o volume das sangas.

“A água começou a entrar em casa por volta das 5h. Logo começamos a arredar os móveis e enxugar o chão”, afirma Cássio Flores, morador da Rua dos Salsos, no Residencial Lopes, no Parque Pinheiro Machado.

Sandra Gomes, moradora da Rua Vila Valdemar Rodrigues, no Bairro Carolina, relata que sua casa começou a alagar por volta das 6h30.

“Assim que a água começou a entrar, comecei a erguer os móveis, sobretudo, na cozinha. O resto, infelizmente, não temos como tirar do caminho d’água”, afirma Sandra.

No Bairro Urlândia, vizinhos da obra do Shopping Praça Nova Santa Maria estão preocupados com uma sanga que corre aos fundos do empreendimento, na continuação da Rua Orlando Fração.

“A sanga está quase transbordando e nosso terreno está cedendo”, afirma Daniele Nichelle da Silva.

Chuva até quarta-feira

Conforme a Base Aérea de Santa Maria, até o momento, choveu 48,4 milímetros no município desde sábado. A previsão do tempo indica que a chuva deve seguir até quarta-feira.

Na Escola de Educação Infantil Casa da Criança, alunos de salas alagadas foram liberados mais cedo pela direção: era impossível ficar ali
Na Escola de Educação Infantil Casa da Criança, alunos de salas alagadas foram liberados mais cedo pela direção: era impossível ficar ali

Escolas 

A Casa da Criança, localizada na Rua Venâncio Aires ao lado da sede do BOE, teve duas salas de aula alagadas nesta manhã. Diversas crianças foram liberadas mais cedo para casa.

Já na Escola Estadual Xavier da Rocha, no bairro Itararé, as aulas para o turno da tarde foram canceladas, já que diversas salas estão alagadas.

Entrada para o Bairro T. Neves está alagada, com trânsito bloqueado
Avenida Pedro Saccol, no Distrito Industrial, e o pátio da Zocotec Artefatos de Concreto, uma das empresas atingidas intensamente pela chuvarada

Energia

De acordo com a AES Sul, 100 clientes estão sem o fornecimento de luz em Santa Maria. A empresa afirma que os problemas devem ser solucionados nas próximas horas.

Ruas alagadas

Levantamento finalizado às 11h30, pela Prefeitura de Santa Maria, aponta que as seguintes vias estão alagadas: Ruas Maranhão e Belo Horizonte, no Parque Pinheiro Machado; Rua das Pitangueiras, na Nova Santa Marta; Radialista Osvaldo Nobre, no bairro Juscelino Kubitscheck. Avenida Liberdade esquina com a Dois de Novembro. Rua Valdemar Coimbra, na Vila Lorenzi; Rua H, na Vila Lídia. Na Rua Anaurelina Portella, no Bairro São João, uma fábrica de esquadrias ficou alagada, assim como a via.

No Bairro Tomazetti, a esquina entre as ruas Alfredo Saccol e Lydio Desconzi está totalmente alagada e os moradores estão praticamente ilhados. A situação é a mesma na Rua Francisco dos Santos Machado, em Camobi. No Bairro Lorenzi há registro de alagamentos na esquina das ruas Otalício Pithan e Amapá.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Alagamentos causam transtornos no trânsito”, de Maiquel Rosauro, no jornal A Razão (AQUI)

Defesa Civil percorre bairros e vilas devido à chuva e divulga primeiro relatório de atendimentos”, de Fabrício Minussi, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo