Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

EDUCAÇÃO. Aumenta a chance de uma paralisação na UFSM. Assembleia dos docentes aprova o indicativo

Foram 82 professores da UFSM presentes na assembleia geral da tarde passada. Por ampla maioria, aprovaram o indicativo de greve
Foram 82 professores da UFSM presentes na assembleia geral da tarde passada. Por ampla maioria, aprovaram o indicativo de greve

Por FRITZ R. NUNES (texto) e IVAN LAUTERT (foto), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Os docentes da UFSM aprovaram na tarde desta quinta, em assembleia geral que ocorreu no campus de Santa Maria, o indicativo de ‘estado de greve’. No total, 82 professores estiveram na plenária e deliberaram, por ampla maioria, ou seja, com poucos votos contrários, as principais decisões colocadas em avaliação e deliberação.

Além do estado de greve, que significa um sinal de alerta aceso contra diversos projetos em nível nacional, como a PEC 241, que afetam o futuro dos serviços sociais e da universidade, a categoria aprovou também manter-se em assembleia permanente; a criação de uma comissão local de mobilização; o apoio à construção da greve geral no país; referendou a participação no ato que ocorrerá em Santa Maria na próxima terça, 25, a partir das 17h (para ler mais, clique AQUI).

A assembleia realizada hoje (quinta) em Santa Maria segue orientação do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), que apontou para a realização de plenárias deliberativas nas seções sindicais de todo o país, tendo por objetivo estruturar a unidade da categoria diante dos projetos que atacam direitos dos servidores públicos e também ameaçam o futuro da universidade pública. Nesse mesmo contexto, o ANDES-SN, que é um dos sindicatos que faz parte do Fórum dos Servidores Federais (Fonasefe), solicitou um posicionamento frente à ideia de construção da greve geral, com data indicada para 9 de novembro, mas que ainda pode sofrer alterações.

O fato de os professores se manterem em estado de assembleia permanente significa que a plenária desta quinta não foi encerrada e, que, havendo necessidade, a Sedufsm pode comunicar e convocar para a sua reabertura imediata. Foi montada uma comissão inicial de mobilização, que tem por objetivo pensar estratégias de inserção junto à categoria dos professores, mas não apenas isso. Conforme sugestão aprovada pela plenária, devem ser buscados os demais segmentos da UFSM- técnicos e estudantes- para a proposição de realizar uma assembleia universitária conjunta.

Antes do debate e deliberação sobre os pontos de pauta apresentados pela diretoria da Sedufsm, o professor João Carlos Gilli Martins, diretor da Sedufsm, projetou slides abordando de forma didática os principais projetos que, no entendimento do movimento docente, afetam o futuro da educação e dos serviços públicos. Foram listados o PLC 54 (ex-PLP 257), a PEC 241, o PL 4567. Fazem parte dos eixos de luta, também, a defesa do emprego, contra a Lei da Mordaça, contra a Reforma do Ensino Médio (MP 746/16), e contra o PLC 30 (da Terceirização).

Dentre as várias falas, em sua grande maioria, a favor do indicativo de greve, a da professora e diretora do Centro de Educação, Helenise Sangoi Antunes. Ela ressaltou a contrariedade à PEC 241/16, que congela investimentos públicos por 20 anos. Para Helenise, os servidores públicos, e muitos menos os professores, não são os que representam o peso maior para o Estado brasileiro. “É graças aos professores que o Brasil ainda não adentrou a barbárie”, frisou ela, emocionada. Helenise enfatizou que, hoje, “lutar contra a PEC é estar a favor do país”.

Contudo, apesar de majoritária, a contraposição à PEC 241 não foi unânime. Clailton de Freitas, docente do departamento de Ciências Econômicas, usou o microfone para fazer a defesa da proposta encaminhada ao Congresso pelo governo de Michel Temer. Para o professor, o que o Executivo Federal busca é o equilíbrio das contas públicas, evitando que o Brasil tenha o mesmo destino da Grécia.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Existe um problema de comunicação na UFSM, talvez comum nas IFES.
    Notícias da produção científica chegam aqui fora, mas não se sabe como é o acesso aos canais de divulgação. Dá para notar que existe alguma influência política porque já vi importância “superfaturada”, coisas que são feitas mas não têm a importância que dizem, gente pegando carona na fama dos trabalhos dos outros e coisas cuja importância não fica bem clara. Há os caminhos extra-oficiais também, gente que tem amigos lá dentro e, o que é normal, exagera no elogio.
    Mas também existe gente que faz coisas importantes e não aparecem e coisas que são difíceis de divulgar. Exemplo? Galera da química andava pesquisando para a Petrobrás a utilização de micro-ondas para separação de emulsões de petróleo. Parece simples, mas confesso minha ignorância, não tenho como avaliar a relevância do trabalho. Como se “vende” um negócio complicado para gente que não tem a mínima formação na área?

  2. A UFSM é o exemplo de uma instituição pública que se perdeu nos seus rumos maiores, gerenciada por comadres e compadres que fazem rodízio no poder. Mas o fato pior é a consequência disso, ela tem funcionado como um fim em si mesma, principalmente.

    É Estatuinte para lá, é eleição para reitor com elegíveis sendo os seus próprios índios do serviço público para cá, é ego inflado para lá, é sindicalismo que só olha para o próprio umbigo (e não para a sociedade) para cá…

    E a sociedade vendo essa balança para lá e para cá sem sair do lugar, tonta, e pagando uma alta conta.

  3. Por enquanto só barulho. Se tivesse algo importante não haveriam lugares vazios. Vide as últimas assembléias que trataram do assunto greve.
    Cortar o ponto também não acredito. Teria que ser o reitor (salvo melhor juízo) e o mesmo é pré-candidato à reeleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo