Por JONES DINIZ, no jornal A Razão (online), com foto de Divulgação
Alunos do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul estão há mais de uma semana mobilizados e ocupando um prédio da instituição. O objetivo é levar ao conhecimento da população a PEC 241 e o Projeto de Lei 257-2016. Conforme o aluno Romulo Hohemberg, basicamente as duas propostas tendem a congelar o repasse de verbas tanto para os municípios, e os Estados, incluindo a suspensão de concursos. O estudante de Ciências Biológicas ressalta que o congelamento de recursos por 20 anos vai prejudicar em muito os investimentos, em especial nos Institutos.
Os estudantes também protestam contra a MP 746 que trata sobre a reforma do Ensino Médio e Fundamental, que deverá aumentar o número de horas de 800 horas para 1.400 horas e mudança no currículo, onde só passa a ser obrigatório Português e Matemática, sem outras matérias que servem de base para o conhecimento. A Medida Provisória, segundo Romulo, fala também sobre a formação técnica, onde a escola vai funcionar integral. “O problema é o repasse delimitado, o que poderá provocar o sucateamento dos educandários”, explica. O estudante observa que no caso do IFF os recursos vêm sendo diminuídos, ano a ano, porém com a certeza da quantia que seriam enviadas, atualmente, isso não está ocorrendo, ameaçando, inclusive a moradia estudantil.
Os alunos do IFF de São Vicente do Sul estão fazendo intervenções na cidade e, a partir da semana que vem em outros municípios da região, inclusive Santiago, com data ainda a ser definida para a realização de um protesto contra os efeitos nocivos das medidas pretendidas pelo governo federal.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Podem continuar ocupando até nascerem margaridas no pólo norte.