Destaque

UFSM. Professores se reúnem em assembleia nesta quinta. Na pauta, possibilidade de greve em novembro

Por FRITZ R. NUNES, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm, com imagem do Andes/SN

sedufsmOs docentes da UFSM têm assembleia nesta quinta, 20 de outubro, a partir das 14h, no auditório do prédio 67, ao lado da Fatec, campus de Santa Maria. Na pauta, quatro itens, sendo que o primeiro trata da deliberação sobre o “indicativo de estado de greve”, e o segundo ponto, a “construção da greve geral”. O processo de mobilização que tem contornos nacionais, a partir da orientação do Fórum de Servidores Federais (Fonasefe) e do ANDES-SN, prevê ainda a construção de atividades no dia 25 de outubro, próxima terça.

A assembleia geral desta quinta integra o calendário aprovado na reunião do Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN, no final de semana dos dias 8 e 9 de outubro (leia mais AQUI). O centro da mobilização se dá em cima de projetos que tramitam, em nível nacional, com profundas ameaças ao setor público e à educação. Nesse sentido, tanto o Fonasefe quanto o ANDES-SN, apontaram o indicativo de greve geral para a primeira quinzena de novembro, tendo como referência a data de 9 de novembro.

Os eixos que norteiam a mobilização em favor de uma greve geral passam pela oposição às Reformas da Previdência, Trabalhista, contra o PLC 30 (da Terceirização), contra o PLC 54 (ex-PLP 257), contra a PEC 241 e PL 4567. Também se questiona o ajuste fiscal, reivindica-se a Auditoria da Dívida Pública e a redução da taxa de juros. Fazem parte desses eixos, também, a defesa do emprego, contra a Lei da Mordaça e contra a Reforma do Ensino Médio (MP 746/16).
Em relação à PEC 241/16, estudos recentes demonstram o tamanho do prejuízo para a educação e áreas sociais, caso essa proposta seja implementada. Veja AQUI a matéria a respeito publicada no site da Sedufsm.

Pauta

Confira os quatro itens da pauta da assembleia desta quinta, 20 de outubro:

1) Indicativo de estado de greve;

2) Construção da greve geral;

3) Organização da Comissão Local de Mobilização;

4) Organização do dia 25 de outubro – Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Piada. No governo Dilma havia “teto” nos gastos e ficaram quietos. Trata-se da coisa mais óbvia, organizações sindicais aparelhadas pelos partidos de oposição usando as instituições para fazer oposição ao novo governo. Podem fazer greve até nascerem rabanetes em Marte.
    Não tinha “teto”?

    http://www.arazao.com.br/noticia/74392/ufsm-fecha-ano-de-2015-com-deficit-de-r-6-milhoes/

    https://claudemirpereira.com.br/2015/11/ufsm-instituicao-tera-que-contingenciar-20-do-seu-orcamento-ainda-nao-se-sabe-onde-acontecerao-cortes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo