DestaqueSanta MariaSegurança

CIDADE. Poder público indica a Gare da Viação Férrea como local da festa dos calouros da UFSM

“Sabemos que toda mudança gera resistência", diz Rodrigo Decimo

Intenção do poder público é de que festa dos calouros deixe de ser realizada na Praça Saturnino de Brito. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

Representantes da Prefeitura, de órgãos de segurança pública integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de instituições empresariais se reuniram, na manhã desta sexta-feira (20), para avançar no planejamento da Calourada Segura. A tradicional festa dos calouros deve ser realizada na Gare da Viação Férrea entre 20 e 23 de março, quando se inicia o primeiro semestre letivo de 2023 da UFSM. Com isso, a celebração dos futuros acadêmicos deixará de ser realizada na Praça Saturnino de Brito.

“Sabemos que toda mudança gera resistência. Por isso, precisamos ser assertivos para que essa troca de ambiente seja bem executada, de modo que seja possível construir um espaço atrativo aos nossos jovens, mas, que, acima de tudo, garanta a segurança no local e nas imediações da Gare”, disse o presidente do GGI-M e vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

A partir do encontro desta sexta-feira, novas reuniões devem ocorrer ao longo dos dois meses que vão anteceder a Calourada. O objetivo é que se aprimore ainda mais as estratégias de segurança, além de tratar de outros temas como a divulgação e a definição das atrações culturais que devem fazer parte da semana de festas. 

“Nós somos uma cidade acolhedora e temos que receber bem estes alunos que foram aprovados nas universidades. Em breve teremos a volta do vestibular da UFSM e esta comemoração, que é espontânea entre os estudantes, vai ser mais frequente. Eu pesquisei, não existe outra cidade no Estado que faça uma festa como a dos nossos calouros, por isso demos de planejá-la da melhor forma”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

A mudança de local também promete solucionar a perturbação do sossego público, muito questionada no período em que ocorrem as recepções dos calouros. O chefe de gabinete do reitor da UFSM, Eduardo Rizzatti, salientou o desejo em transformar o evento em algo do calendário santa-mariense, a partir do momento que a comunidade se aproprie da festividade e, assim, deixe de ser algo problemático. 

Debatido entre as autoridades presentes, deve ser viabilizada uma linha de ônibus específica da Saturnino à Gare, de modo que se evite a aglomeração na praça, e da Gare à Avenida Rio Branco. A Calourada deve ter início a partir das 18h. Contudo, o horário de encerramento ainda será avaliado pela Guarda Municipal, Brigada Militar e demais órgãos de segurança.

Assim como já foi feito nas Calouradas anteriores, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal vão se envolver na operação, somadas ao trabalho de videomonitoramento por meio de câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e o bloqueio de algumas vias pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Além de Pozzobom e Decimo, representaram a Prefeitura o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; os secretários de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; e de Comunicação, Ramiro Guimarães; o adjunto de Educação, Marcio Carvalho; o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes; e o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.

Também estiveram na reunião, o vereador Getúlio de Vargas, o vice-presidente do Comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Andrei de Lacerda Nunes, e integrantes do Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tinha a impressão que Indigesto Nãosoubom tinha dado a Gare de presente para o PT/vermelhos por conta do apoio na eleição. Teoria da conspiração todos são livres para engendrar as suas. Visivelmente o pessoal da canhota se opõe a alteração e fica a impressão que nem tudo esta sendo dito sobre o assunto. No mais se alguém não tem prole envolvida na festa, não mora na Praça do Brahma, não tem familiar/conhecido(a) morando por la ou não é enxerido, trata o assunto como se fosse secundário. Policiar a humanidade é coisa de quem tem a vida ganha.

  2. Diria que é algo que com chavões/lugares comuns resolve-se. Ninguém tem bola de cristal. Entre o sucesso estrondoso e o total fracasso há 65 mil tons de cinza. A prova está no pudim (este é britanico). No mais alguns cuidados. Cercas e muros são obstáculos, mas não intransponiveis (pessoal da segurança sabe bem disto, é para isto que serve guarita e sentinela). DCE na teoria representa os estudantes, mas até que ponto representa os calouros. Nem todo mundo que frequenta tem relação com a educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo