ASSEMBLEIA. Pozzobom e Breier viram prefeitos e abrem espaço aos suplentes. Mas há os que perderam
Por FRANCIS MAIA (texto) e GUERRERO (foto), da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
O resultado do segundo turno da eleição municipal promove alteração na atual composição da Assembleia Legislativa, com a eleição em Santa Maria do deputado Jorge Pozzobom (PSDB). No primeiro turno, dos nove parlamentares que disputaram o pleito, apenas Miki Breier (PSB) foi eleito em Cachoeirinha. As alterações acontecem a partir de 1º de janeiro de 2017.
Na bancada do PSDB, com a eleição de Jorge Pozzobom em Santa Maria, a deputada Zilá Breitenbach, 1ª suplente da sigla, assume a titularidade do mandato. Atualmente, Zilá está na vaga de Lucas Redecker, integrante do governo estadual como secretário de Minas e Energia. O 2º suplente é Sanchotene Felice.
No PSB, a vitória de Miki Breier em Cachoeirinha abre a vaga para Catarina Paladini, atual secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social.
Nos municípios
Dos 55 deputados estaduais, nove disputaram cargo majoritário na eleição municipal deste ano pelas bancadas do PT, PP, PSDB, PTB, PSB, PSOL e PDT. Três deputados tentaram conquistar os votos de Porto Alegre: Juliana Brizola (PDT) concorreu a vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo; Maurício Dziedricki foi candidato a prefeito pelo PTB e Pedro Ruas concorreu a vice-prefeito na chapa do PSOL.
Também participam da disputa pelo cargo majoritário as deputadas Miriam Marroni (PT), em Pelotas, Zilá Breitenbach (PSDB), em Três Passos, e o deputado Gerson Borba (PP), em São Leopoldo. Já o deputado Valdeci Oliveira (PT) foi candidato a prefeito em Santa Maria, tendo disputado a vaga no segundo turno com Pozzobom.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.