CAMINHO LIVRE. Diwali, uma festa dos indianos que parece ‘Natal’. Nossa blogueira participou e conta mais
Por BIANCA PEREIRA, de Chandigarh, Índia
No dia 30/10 foi o Diwali, ou Deepavali ou ainda Deepawali, como você quiser escrever. É uma festa religiosa hindu, conhecida como o festival das luzes. Os indianos falam que é uma mistura de natal e ano novo aqui, é o feriado mais importante e tem até troca de presentes envolvida. Todo mundo fala superbem do Diwali, mas a minha experiência não foi tudo isso.
O feriado é comemorado por hindus, sikhs e jains em todo o mundo, no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro. Eles enfeitam as casas com luzes (foto acima) – tipo essas de Natal, que colocamos nas árvores e nas sacadas, eles fazem o mesmo nas sacadas -, que significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.
É o período do ano em que eles fazem a maior parte das compras e tem muitas promoções. Sim, tipo nosso Natal mesmo, porém as roupas são para eles mesmos e o que eu vi darem de presente foram doces, tipo na páscoa. Mas da mesma forma que a comida temperada aqui é MUITO temperada, os doces são MUITO doces. Então, é a época do ano em que as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogos de artifício…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CONFERIR MAIS FOTOS E TAMBÉM VÍDEOS, CLIQUE AQUI.
Rama do Ramaiana, livro que na época aurea da aldeia era encontrado até em banca de revista no meio de outros clássicos. Sétimo avatar, se não me engano, oitavo é Krishna, o azul. Os Hare Krishna costumam mencionar os dois no mantra deles.
Comida indiana faz bem para o odor do suor, principalmente se tem curry.