ComportamentoCulturaMundo

CAMINHO LIVRE. Diwali, uma festa dos indianos que parece ‘Natal’. Nossa blogueira participou e conta mais

bianca-luzes-na-cidadePor BIANCA PEREIRA, de Chandigarh, Índia

No dia 30/10 foi o Diwali, ou Deepavali ou ainda Deepawali, como você quiser escrever. É uma festa religiosa hindu, conhecida como o festival das luzes. Os indianos falam que é uma mistura de natal e ano novo aqui, é o feriado mais importante e tem até troca de presentes envolvida. Todo mundo fala superbem do Diwali, mas a minha experiência não foi tudo isso.

O feriado é comemorado por hindus, sikhs e jains em todo o mundo, no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro. Eles enfeitam as casas com luzes (foto acima) – tipo essas de Natal, que colocamos nas árvores e nas sacadas, eles fazem o mesmo nas sacadas -, que significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.

É o período do ano em que eles fazem a maior parte das compras e tem muitas promoções. Sim, tipo nosso Natal mesmo, porém as roupas são para eles mesmos e o que eu vi darem de presente foram doces, tipo na páscoa. Mas da mesma forma que a comida temperada aqui é MUITO temperada, os doces são MUITO doces. Então, é a época do ano em que as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogos de artifício…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CONFERIR MAIS FOTOS E TAMBÉM VÍDEOS, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Rama do Ramaiana, livro que na época aurea da aldeia era encontrado até em banca de revista no meio de outros clássicos. Sétimo avatar, se não me engano, oitavo é Krishna, o azul. Os Hare Krishna costumam mencionar os dois no mantra deles.
    Comida indiana faz bem para o odor do suor, principalmente se tem curry.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo