CinemaColuna

OLHA A DICA. Um imperdível “O Falcão Maltês” fecha o ciclo ‘noir’ do Cineclube Otelo. E a entrada é gratuita

Bogart não levou o Oscar. Mas, cria, ele merecia
Bogart não levou o Oscar. Mas, cria, ele merecia

Vamos combinar: o Cineclube Otelo (do Sindicato dos Bancários de Santa Maria) encerra amanhã o seu ciclo do cinema “Noir” em altíssimo estilo. A obra a ser exibida é uma verdadeira obra prima desse tipo peculiar de filme: “O Falcão Maltês”. Que é baseado no livro de Dashiel Hammett, com o detetiva pra lá de charmoso, Sam Spade – interpretado por um impressionante Humphrey Bogart.

Bem, claro que isso é para quem gosta dos bons (e nem sempre possíveis, recentemente) policiais. Ah, para saber mais de tudo isso, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa do sindicato bancário. O texto é de Maiquel Rosauro e a foto é de reprodução. A seguir:

Ciclo “Noir” termina nesta quinta-feira no Cineclube Otelo

O Cineclube Otelo apresenta nesta quinta-feira (29), O Falcão Maltês, filme de 1941, baseado no romance homônimo de Dashiell Hammett. O longa-metragem encerra o ciclo “Noir” que teve início em 8 de maio com Suspeita, de Alfred Hitchcock.

O filme se passa em São Francisco (Califórnia). Sam Spade é um detetive particular que é procurado por uma mulher misteriosa, que o contrata para achar sua irmã. O caso que parecia simples começa a tornar-se maior com o surgimento de personagens e acontecimentos estranhos. Até que um dia seu sócio, Miles Archer, é morto a tiros. Sam Spade começa a descobrir que uma antiga estatueta de falcão parece estar por trás disso tudo. O longa foi escrito e dirigido John Huston.

A sessão tem início às 19h, na Sede II do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região (Rua Serafim Valandro, 835, sala 21, em Santa Maria). 

O ciclo é promovido por Sindicato dos Bancários e Piazito Arte e Cultura. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

Elenco de O Falcão Maltês

Humphrey Bogart, Mary Astor, Peter Lorre, Gladys George, Lee Patrick, Barton MacLane, Ward Bond, Elisha Cook Jr., Sydney Greenstreet, Jerome Cowan, Walter Huston

Prêmios

Oscar 1942 (EUA)

• Indicado nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Sydney Greenstreet) e melhor roteiro adaptado.

Informações

• Relíquia Macabra é reconhecido hoje por iniciar o gênero noir.

• Este filme é a terceira adaptação para o cinema de um romance de Dashiell Hammett. As duas versões anteriores são consideradas fracassos pelo fato de o roteiro estar muito distante do livro.

• The Maltese Falcon foi chamado de “um dos maiores filmes de todos os tempos” por Roger Ebert, e pela revista Entertainment Weekly, e foi citado pela Panorama du Film Noir Américain como o primeiro grande filme noir.

• Em 1989, foi escolhido para ser incluído no Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ótima matéria, o livro é ótimo e o filme também, mas existe outro filme baseado no livro falcão maltês? Não me recordo aonde eu li que existe outro filme com outro título mas baseado no livro
    Desde já obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo