EconomiaHistóriaPolítica

ANALOGIA. Luiz Carlos Nascimento da Rosa, Lucas Silveira, a Mitologia Grega e o Estado neoliberal

“…A lógica neoliberal é o discurso do Estado Mínimo para os trabalhadores e os excluídos e Estado máximo para os capitalistas. As riquezas produzidas, o patrimônio público e o dinheiro público devem der entregues para o capitalista e, a competitividade e o Deus mercado que regule o excludente e fatídico mercado das trocas. Espúria demagogia e nefasta razão cínica.

Nosso saudoso, generoso e sábio educador brasileiro, Paulo Freire, declarava que a sua posição e de todos aqueles que militam por uma sociedade mais justa sempre deveria ser em favor dos “esfarrapados do mundo e contra as malvadezas neoliberais”. Devemos tomar cuidado para não cairmos nas amarras metafísicas do comportado discurso da esperança, mas nos unamos, na militância, pela construção de uma vida digna e justa…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do texto “Tempos de exclusão e injustiças”,  escrito por Luiz Carlos Nascimento da Rosa, professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM e Lucas Silveira, do curso de Ciências Sociais/UFSM. O texto foi postado há instantes, na seção “Aqui, eles opinam” – com o ícone lá em cima da página. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo