CulturaSanta Maria

CULTURA. Espetáculo de dança “FeridaCalo” vem ao centro de SM nesta terça. Será apresentado no MASM

ufsm-feridacaloDa Coordenadoria de Comunicação Social/UFSM, com foto de DARTANHAN BALDEZ FIGUEIREDO/Divulgação

O Grupo LICCDA (Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança) estreou a intervenção de dança “FeridaCalo” no último dia 6, no largo da Biblioteca Central da UFSM. O espetáculo, inspirado em Frida Kahlo, emocionou o público de aproximadamente 300 pessoas que, de pé, aplaudiu calorosamente a apresentação.

O trabalho, criado com o método da dança contempop (cruzamento de dança contemporânea e cultura pop),se baseia em experiências de criação de movimentos a partir de imagens. Nesse caso, foram usadas imagens do universo pictórico da pintora Frida Kahlo, um ícone na arte e na cultura pop contemporânea.

O efeito visual produzido pelo espetáculo encantou o público, que assistiu compenetradamente. Movimentos, figurinos, cores e trilha sonora dialogam de modo sensível, produzindo imagens que tanto aludem à vida e obras de Frida Kahlo como expressam a subjetividade dos dançarinos. Figuras sem face desfilam em cena, criando uma atmosfera de apreensão, até que mostram o rosto e iniciam um bailado que mistura pinturas de Frida com experiências dos próprios dançarinos, criando uma simbologia coreográfica quase surreal.

Os figurinos são assinados pelo estilista João Dalla Rosa Junior, do Rio de Janeiro. A trilha sonora, além de nomes como Beth Carvalho, Mercedes Sosa, Dante Ramon Ledesma e a mexicana Lila Downs, inclui a versão exclusiva da santa-mariense Deborah Rosa para a canção Sangue Latino.

A próxima apresentação que será nesta terça-feira (13), às 20h30min, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm). Os ensaios no Masm já iniciaram e, conforme o diretor e coreógrafo, professor Odailso Berté, do curso de Dança licenciatura da UFSM, por tratar-se de uma intervenção artística, “FeridaCalo” será redimensionada para dialogar com aquele espaço físico. Mesmo o público que já assistiu, terá outras impressões.

Em caso de chuva, a apresentação será na Sala Iberê Camargo do Masm (Av. Presidente Vargas, atrás da Biblioteca Pública Municipal).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo