Destaque

PREVIDÊNCIA. Para receber aposentadoria integral, trabalhador terá que contribuir “apenas” por 49 anos

previdenciaPor ALEXANDRO MARTELLO e LUCIANA AMARAL, do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com imagem de Reprodução/NBR

O trabalhador que desejar se aposentar recebendo a aposentadoria integral deverá contribuir por 49 anos, conforme a proposta (confira todas as mudanças, no linque embaixo desta nota) de reforma da Previdência Social do governo já encaminhada ao Congresso Nacional.

O cálculo do chamado “benefício integral” será feito por meio da média simples de todos os salários de contribuição dos trabalhadores – valor que é limitado ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que atualmente é de R$ 5.189,82.

O valor do teto do INSS é corrigido anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC). Com a instituição do Funprep (fundo de previdência complementar), os servidores públicos que ingressaram de 2013 em diante também não não recebem acima do teto do INSS.

Para ter direito à aposentadoria, pela proposta, nenhum trabalhador poderá ser aposentar com menos de 65 anos, quer seja homem ou mulher. Nesse caso, para ter direito ao benefício integral e poder se aposentar aos 65 anos, a pessoa deverá começar a trabalhar com 16 anos de idade e contribuir por todo esse tempo – para quem não tem direito às regras de transição (menos de 50 anos para homens e 45 para mulheres).

Pelas simulações divulgadas pelo governo federal, se uma pessoa tem 65 anos, mas contribuiu somente por 25 anos, por exemplo, ela teria direito 76% do benefício. Com 26 anos de contribuição, o trabalhador passa a ter direito a 77% do valor do benefício e assim por diante até chegar aos 49 anos de contribuição – para ter direito a 100% do benefício…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CONFIRA AS PROPOSTAS DO GOVERNO PARA A REFORMA PREVIDENCIÁRIA, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Quanto ao problema da idade, que existe hoje, claro, muito mais preponderante como empecilho para conseguir empregos no futuro em breve, e será fato independente da idade, acontecerá com as pessoas que pararão no tempo em termos de qualificação e formação.

    As mudanças propiciadas por ciência e tecnologia (conhecimento) têm sido tão rápidas que “pilhas” de profissões vão desaparecer e outras novas “pilhas”, inimagináveis, vão aparecer.

    Já é senso comum que o condutor de táxi vai desaparecer, por exemplo. Que as autoescolas vão perder importância, haja vista que em breve não será preciso ter formação para dirigir um carro, eles serão autômatos.

    Mesmo uma pessoa tendo 30 anos, se pensar que sua formação e profissão vai ter vida longa, pode cair do cavalo.

    O mundo (a própria sociedade) extingue profissões, naturalmente, mas tem sido mais rápido esse processo.

    No mundo que corre velozmente para a frente, “quem fica parado, é poste”. E sem emprego. Mesmo com 30 anos e especializado, porque a profissão dele pode virar pó em pouco tempo.

  2. Deputado Henrique Fontana, petista, deu entrevista e afirmou que não é possível tratar um filho de pobre que é tratorista e começou a trabalhar aos 16 da mesma maneira que um filho de rico que só estuda e começa a trabalhar aos 23. Esqueceu de falar nos que entram na política aos 30 e ficam a vida inteira pulando de cabide em cabide sem fazer algo de útil para a sociedade.
    Expectativa de vida maior só significa que os custos serão maiores, medicina não sai de graça. Um piadista outro dia num programa de rádio falou que querem acabar com o SUS. Partido dele congelou (de verdade, sem alteração nenhuma) a tabela dos procedimentos por quatro anos (o que veio depois não fez diferente) e o sujeito vem pregar moral de cueca. Vindo de quem vem não existe espanto.
    Mais um detalhe. Conseguir emprego depois dos 45 hoje em dia já está complicado. Muitas empresas estão colocando gente com 20,25 anos de casa para a rua.
    Debate atual? Ao menos existe debate. Só que esta proposta não vai passar do jeito que está. Existe risco do sujeito requerer aposentadoria no futuro e não receber. Tem mais isto.

  3. Para uma perspectiva de vida que cresce rápido, que será de 100 anos ou mais em breve, com muita qualidade de vida e saúde juvenil com o avanço da Medicina, para quem está começando hoje a vida profissional, 49 anos é até muito razoável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo