RETROSPECTIVA. Giovani Manica se foi, mas deixou a frase que se tornaria a nota mais lida no site em 2016
Giovani Manica, uma das figuras mais conhecidas e queridas por muita gente em Santa Maria, foi uma das grandes perdas de 2016. Vítima de uma acidente automobilístico, morreu na madrugada de 21 de abril deste ano. Menos de 24 horas depois, o site, afora a notícia triste, reproduzia depoimento de Manica concedido em material publicado anos antes, para homenagear o cinquentenário de Santa Maria.
Pois foi essa verdadeira declaração de amor pela cidade que, simplesmente, “arrombou” a audiência. Quase numa homenagem também ao seu autor. A nota que a trazia, conforme o levantamento e auditagem do Google Analytics, mais que isso, foi a grande campeã de audiência do site neste ano. Nenhuma outra teve tantos acesso. Mais de 10 mil pessoas diferentes a leram, para ser mais preciso. E que, creia, vale a pena reler, a seguir:
“MEMÓRIA. “É em Santa Maria, e só em Santa Maria, que eu invisto minhas emoções”. Manica, GIOVANI!
Vítima de acidente na BR 158, na madrugada passada, morreu Giovani Manica. Marido de Mariana, pai de Antônia (seis anos), era filho de Augusto e Clarice e irmão de Cristhian e Alexandre. Todos eles, e os muitos amigos que grangeou ao longo de sua curta vida de 44 anos, estiveram ou estarão, com o corpo ou o coração, no velório que acontece no cemitério Jardim Santa Rita de Cássia.
Às 10 da manhã, prevê-se o fim das cerimônias fúnebres, com o corpo sendo deslocado para São Leopoldo, onde será cremado. Este editor não esconde: está triste. Tratava-se, o Giovani, de uma figura singular. Político desde sempre, foi líder empresarial muito cedo, vereador também e secretário idem. Agora, dedicava-se à família e aos próprios negócios (era advogado e agropecuarista), mas sempre tinha um ouvido atento e era fonte permanente, cordata, gentil e leal. Fará falta.
Como fará falta a Santa Maria. Há pouco menos de 5 anos, o site produziu uma série em homenagem ao aniversário da cidade. E justamente no dia 17 de maio, aniversário da boca do monte, o material com ele era publicado. A única coisa em que pensava, como você poderá conferir, era em Santa Maria. A reportagem é de Liciane Brum, com foto disponibilizada pelo próprio Giovani. Acompanhe:
“A PAIXÃO POR UMA CIDADE (150). Santa Maria, o lugar em que o advogado Giovani Manica investe suas emoções
Poucas coisas devem ser melhores do que sentir-se bem no lugar escolhido para viver. O advogado e secretário de Relações do Governo, Giovani Carter Manica, 39, já morou em Porto Alegre e Londres. “Pude conhecer várias cidades, muitas maravilhosas, com equipamentos urbanos como metrô e parques que promovem qualidade de vida aos seus cidadãos. De outra banda, Santa Maria tem as pessoas, o galeto, as características geográficas, esse limite entre o planalto meridional e a região da campanha, o final da mata atlântica, essas coisas que me encantam e que não encontro em nenhum outro lugar do mundo”, descreve.
Manica é enfático ao definir sua cidade natal: “A minha cidade, Santa Maria, é um excelente lugar para viver. Tem uma “boa relação custo-benefício”, não é cara como grandes capitais e centro urbanos, mas oferece quase tudo com qualidade. Tem aluguéis e residências com preços razoáveis, transporte coletivo melhorando, trânsito melhorando, tem universidades e faculdades, com destaque para nossa federal – UFSM, tem teatro, cinema, shopping, e atualmente grandes eventos esportivos. Uma boa culinária e…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.