PrefeituraSanta MariaTragédia

TRAGÉDIA E DOR. ‘Acolhe Saúde’ está em Chapecó, para serviços de atenção psicossocial e acolhimento

Por ANDRÉ CAMPOS, com informações e foto de FABRÍCIO MINUSSI (direto de Chapecó), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Grupo de profissionais do “Acolhe Saúde” de Santa Maria levam seu conhecimento para atender às pessoas afetadas pela tragédia da Chapecoense
Grupo de profissionais do “Acolhe Saúde” de Santa Maria levam seu conhecimento para atender às pessoas afetadas pela tragédia da Chapecoense

Um grupo de profissionais integrantes do programa Acolhe Saúde, serviço de atenção psicossocial criado pelo governo municipal para o cuidado às pessoas afetadas pelo incêndio na Boate Kiss, chegou nesta quinta-feira (01), em Chapecó (SC). O programa é considerado uma referência reconhecida pelo Ministério da Saúde pela atuação da prefeitura ao serviço de apoio psicossocial emergencial e tem como integrantes profissionais da área de saúde, como médico psiquiatra, médicos clínicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

A missão do grupo atende o pedido da direção Associação Chapecoense de Futebol ao prefeito Dr. Farret que autorizou imediatamente a expedição. “Assim que recebemos o pedido imediatamente autorizamos em consideração ao momento de dor e de consternação coletiva que se abate sobre aquela comunidade; é também uma maneira de toda a nossa sociedade prestar solidariedade aquele povo”, destacou o chefe do Executivo.

Integram o grupo, o psiquiatra Gilson Mafacioli, o psicanalista Volnei Dassoler, a enfermeira Adriana Krumm, a psicóloga Cristiane Elesbão e a enfermeira Patrícia Bueno, coordenadora do Acolhe Saúde.

O grupo já manteve uma reunião com a diretoria da Chapecoense e partiram para o trabalho a campo para o levantamento de dados que vai alimentar o sistema de atendimento psicológico emocional. Na primeira impressão, a enfermeira Patrícia se disse impressionada com a qualidade do serviço de atenção básica à saúde em Chapecó que tem uma cobertura de 98% do programa de Estratégia de Saúde à Família (ESF). “O sistema local é muito organizado e funciona de maneira sistemática, então vamos transmitir a nossa experiência de acolhimento e cuidado ampliado em saúde mental”, destacou. É importante observar que, entre outras ações, o Acolhe Saúde visa promover o acolhimento e o suporte psiquiátrico e apoios no campo da clínica ampliada em interação com a rede de saúde do município.

A equipe de profissionais de saúde de Santa Maria estará atuando diretamente na assistência psicossocial durante o velório coletivo, durante o sábado pela manhã e deve permanecer na cidade catarinense até domingo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo