Arquivo

Em julho. Aumento (de 5% a 15%) a servidor público faz crescer massa salarial em Santa Maria

Estima-se (ouvi isso nesta segunda-feira, de um economista enfronhado no assunto) que cerca de 10 mil servidores federais santa-marienses, entre ativos e inativos, estão incluídos na turma que receberá reajuste médio entre 5% e 15% (podendo, em alguns casos, chegar a 30%) a partir de 1° de julho. É verdade que, em função da crise ianque, o Palácio do Planalto (leia-se ministros da área econômica) pensavam em sustar o reajuste. Mas a idéia não prosperou. Lula pode ser muita coisa, mas bobo não é.

 

Por conta disso, quem ganha é a economia da boca do monte. Seja para pagar conta, investir ou simplesmente ampliar os gastos, o fato é que crescerá a massa salarial circulante em Santa Maria. Além do que, não é demais esquecer, haverá também o incremento provocado pelo aumento dos funcionários (do quadro e docentes) municipais, na ordem de 3% já neste início de mês.

 

Com relação especificamente ao reajuste a ser pago aos servidores públicos federais, e de outros detalhes a respeito, é a versão online do jornal carioca O Dia, em reportagem reproduzida pelo sítio da UFSM, como você lê a seguir:

 

“Reajuste de servidores federais chega a 30%

O aumento vale para 620 mil funcionários do Executivo. Aposentados e pensionistas também recebem

O reajuste dos servidores públicos federais do Executivo a ser concedido a partir de quarta-feira chega a 30%, conforme a carreira. Os aposentados e pensionistas também serão beneficiados com os mesmos percentuais dos ativos, conforme a classe em que se aposentaram. No total, receberão salário maior no início de agosto em torno de 620 mil funcionários. Para a maior parte deles, o percentual vai variar entre 5% e 15%.

Com a melhora do quadro econômico mundial no início do ano, o governo já tinha decidido manter o cronograma de reajustes dos servidores federais. Na quinta-feira passada, o Palácio do Planalto vazou para a imprensa que a decisão de pagar foi do presidente Lula…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

PARA LER A REPORTAGEM COMPLETA NO JORNAL O DIA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo