InternetPolíticaSegurança

DESASTRE. Temer chama massacre de Manaus de “acidente”, é criticado na internet e tenta se explicar

Por LUCIANA AMARAL, do G1, o portal de notícias das Organizações Globo

Presidente Michel Temer utilizou o perfil dele no microblog Twitter, na tarde desta quinta-feira (5), para justificar o uso da palavra “acidente” ao descrever a rebelião no início da semana em um presídio de Manaus (AM) que resultou na morte de pelo menos 56 pessoas.

Mais cedo, nesta quinta, ao se reunir com ministros da área de segurança, no Palácio do Planalto, o presidente falou pela primeira vez sobre a rebelião e classificou o episódio como um “acidente pavoroso” (assista lá no linque abaixo desta nota). O governo do Amazonas chamou de “o maior massacre” do sistema prisional do estado.

“Sinônimos da palavra ‘acidente’: tragédia, perda, desastre, desgraça, fatalidade”, publicou o presidente na rede social.

Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 5ª edição, de 2010, acidente significa “acontecimento casual, fortuito, imprevisto, acontecimento infeliz, casual ou não, e de que resulta ferimento, dano, estrago, prejuízo, avaria, ruína, etc., desastre”.

Conforme o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 1ª impressão com alterações, de 2004, acidente significa “qualquer acontecimento, desagradável ou infeliz, que envolva dano, perda, lesão, sofrimento, ou morte”.

Repercussão nas redes sociais

Desde que Temer se referiu à rebelião como um “acidente pavoroso”, usuários nas redes sociais passaram a criticá-lo.

Um desses usuários, por exemplo, disse ser “ridículo um presidente advogado não, ao menos, reconhecer a falência do sistema penitenciário. Acidente não é palavra pra isso”.

Outro usuário publicou: “Presidente, o senhor usou a palavra errada para o fato ocorrido. Não adianta buscar sinônimos”.

G1 procurou a assessoria de Temer, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Governo local sabia de riscos, diz ministro

Nesta quarta (4), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse à imprensa, após se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que as autoridades do Amazonas sabiam da possibilidade de fugas e rebeliões no presídio onde houve o massacre em Manaus.

De acordo com o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, a avaliação entre os integrantes do Palácio do Planalto é que o governador do Amazonas, Claudio Melovive uma situação delicada.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER VÍDEO COM A PALAVRA DE TEMER, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo