Arquivo

Subprefeitos. Para nove vagas, 25 candidatos e interesses diversos mirando pleito de 2008

Segundo quadro que ilustra reportagem assinada por Jaqueline Silveira, que o Diário de Santa Maria está publicando neste final de semana, só mesmo o PDT, dos partidos protagonistas da política santa-mariense, não tem interesse maior no pleito que vai eleger nove subprefeitos dos distritos da cidade, neste 25 de março – daqui a pouco, às 8 horas, começa o processo de votação.

 

É verdade, também, que a participação do PMDB é, digamos, periférica. Apenas Magali Adriano, a vereadora, apóia um concorrente. No caso, Júlio Cezar Toniolo, o candidato único e virtualmente reeleito em São Valentim e que, curiosamente, o jornal aponta como filiado ao PP.

 

De qualquer forma, em maior ou menor grau, se envolvem diretamente na campanha os deputados Paulo Pimenta e Fabiano Pereira, do PT, e Marchezan Júnior, do PSDB, Sérgio Pollo (coordenador regional do PSDB), e o ex-deputado José Haidar Farret, do PP. Também estão na luta pelos 14 mil votos interioranos os vereadores Vilmar Galvão e Loreni Maciel, do PT, Sérgio Cechin, do PP, e o tucano Jorge Pozzobom – além da já citada Magali, do PMDB.

 

Há, até, entre esse quinteto de edis, um verdadeiro campeão. O petista Loreni, deduz-se do que se é escrito, aposta bastante (e nem poderia ser diferente, foi dos distritos que surgiu um contingente interessantíssimo de votos, no último pleito municipal) na eleição distrital. Ele apóia candidatos em dois terços das nove unidades municipais e consolida a minha idéia: sim, é muito importante o confronto deste domingo.

 

Não acredito, por certo, que ser subprefeito garanta a quem quer que seja a vitória para a prefeitura, em 2008. Mas sei, também, que fincar uma bandeira em distrito pode ajudar muito todos os concorrentes ao Executivo. E, especialmente, os que pretendam uma cadeira na Câmara de Vereadores. Como comprovar? Só esperando o resultado do jogo de hoje. E observar o que acontece dentro de 18 meses.

 

O resultado das urnas deverá ser divulgado na noite deste domingo. E só nos distritos em que há candidato único (Arroio Grande e São Valentim) as seções serão com papel. Nas demais, urnas eletrônicas. Quer dizer: sofrimento muito, mas tempo limitado. O jeito é esperar. A eleição acontece entre 8 da manhã e 5 da tarde. Depois, é a apuração, no Centro Desportivo Municipal.

 

SUGESTÕES DE LEITURA –  Confira aqui a reportagem “Rumo ao voto”, de Jaqueline Silveira, no Diário de Santa Maria.

E aqui o texto “Hora de escolher novos subprefeitos”, publicado no jornal A Razão.

Se quiser, também pode ler os textos oficiais, preparados pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, clicando aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo