Destaque

MAPA DO PODER. Sai Palacete da SUCV, retorna o Centro Administrativo, sede do gabinete de Pozzobom

Centro Administrativo Municipal, este é o novo endereço do escritório do prefeito. SUCV vai hospedar secretarias de Educação e Cultura

Por JOYCE NORONHA (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão

“Nada de Casa Rosada, eu vou ficar junto dos servidores”. Esta frase foi muito usada por Jorge Pozzobom (PSDB) durante a campanha eleitoral, sendo que a Casa Rosada que ele se referia é o prédio da SUCV, onde o governo Cezar Schirmer (PMDB) manteve seu escritório pelos oito anos de gestão. Nesta terça-feira (3), os servidores terminaram a mudança de documentos da SUCV para o sétimo andar do Centro Administrativo, localizado na Rua Venâncio Aires, ao lado do Parque Itaimbé.

Segundo a assessoria de Pozzobom, a Secretaria de Educação, antes situada no sétimo andar do Centro Administrativo passará para a SUCV. Ainda está previsto que a Secretaria de Cultura, que hoje funciona em uma sala na Gare da Viação Férrea, também passe para o prédio a “Casa Rosada” de Santa Maria. Ainda dentro das resoluções de Pozzobom, a pasta de Cultura foi fundida com a de Esporte e Lazer, assim, a nova secretaria ocupará um espaço único, que gera redução de aluguéis da por parte da Prefeitura.

Na segunda-feira (2), o prefeito assinou um decreto que institui o Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública.

Como o prefeito pretende reduzir gastos neste ano

Outro ponto que Jorge Pozzobom (PSDB) frisou bastante durante sua campanha eleitoral foi a questão da austeridade com as finanças do Município. Na segunda-feira, primeiro dia oficial de seu mandato, ele assinou um decreto que institui o Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública, em que determina às secretarias, órgãos e entidades da Administração Municipal a adoção de medidas de racionalização administrativa, contenção de despesas e contingenciamento orçamentário.

O grupo será coordenado pelo secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia, e será composto pelo chefe da Casa Civil e também secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Guilherme Cortez, e pelo Controlador Geral do Município, Alexandre Lima.

O decreto prevê economia de aproximadamente R$ 10 milhões e, para isto, o prefeito planeja reduzir gastos gerais (energia elétrica, aluguéis, telefone, combustível) e com a redução da máquina pública como um todo. Para começar, 20% dos Cargos de Confiança (os famosos CCs) não serão contratados durante um ano.

O que prevê o decreto de contenção de gastos

Ao Núcleo de Gestão Estratégica de Avaliação e Qualificação da Despesa Pública compete acompanhar, analisar, orientar, monitorar e deliberar acerca da programação das despesas de custeio e dos recursos de investimentos a serem liberados e, em especial:

– examinar e, se for o caso, rever contratos de prestação de serviços, aluguéis, convênios, e outros instrumentos que formalizem compromissos financeiros do Município, visando à redução de despesas e melhor aplicação dos recursos públicos;

– estabelecer critérios, limites e procedimentos uniformes para a concessão de diárias e horas extras;

– estabelecer critérios e procedimentos uniformes quanto à participação de servidores em cursos, simpósios ou conferências, que envolvam ônus para o Município.

As dotações orçamentárias das Secretarias, Órgãos equiparados e Entidades do Poder Executivo aprovadas para o exercício financeiro de 2017 ficam contingenciadas em 30% (trinta por cento) do seu montante inicial, excetuando-se as dos grupos de pessoal e encargos sociais, juros, encargos e amortização da dívida, bem como as que tenham como fontes de recursos convênios, operações de crédito internas e externas, excepcionada a dotação destinada ao pagamento de precatórios.

Fica suspenso, pelo prazo de um ano, no âmbito da Administração Municipal, o provimento de 20% (vinte por cento) do total dos Cargos em Comissão/Funções Gratificadas criados no Município.

Os órgãos e entidades da Administração Municipal deverão adotar medidas de redução de despesas, tendo como meta os seguintes percentuais:

I – redução de 20% da despesa de telefonia;

II – redução de 20% das despesas de consumo de água;

III – redução de 20% das despesas de consumo de energia elétrica.

Ficam suspensas pelo prazo de 120 dias, no âmbito da Administração Municipal, as despesas a serem pagas com recursos próprios, relativas às seguintes atividades:

I – celebração de novos contratos de locação de imóveis, destinados à instalação e ao funcionamento de Órgãos e Entidades da Administração Pública Municipal;

II – aditamento de objeto dos contratos de prestação de serviços e de aquisição de bens que impliquem no acréscimo de despesa;

III – aquisição de imóveis e de veículos com recursos próprios do Município;

IV – aquisição de materiais permanentes.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO JORNAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Secretarias da Administração Municipal estão em novo endereço. Confira as alterações”, de Maurício Araújo, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI)

LINHA DURA. Pozzobom cria grupo para “qualificar a despesa” e contingencia 30% do orçamento municipal” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Aliás, senhor prefeito, já que vai estar junto com os servidores, uma boa hora para eliminar de vez os pontos facultativos, correto?

  2. O Schirmer desapropriou a SUCV para virar um novo espaço cultural. ” ‘Este (prédio da SUCV) será um local voltado para as artes’, declarou o prefeito, que nunca escondeu a intenção de transformar a região do entorno da Praça Saldanha Marinho num grande Centro Cultural, reunindo o Theatro Treze de Maio e a Casa da Cultura, valorizando seus aspectos arquitetônicos”.

    Cá entre nós, muito espaço para tanta arte nos tempos de grande carência de hoje em que precisamos focar no mais prioritário. Sejamos mais realistas. Até sugeriria fazer um edital e vender o prédio, com uma cláusula para o novo proprietário manter as linhas arquitetônicas. O gestor público não precisa se apropriar de um bem só para manter a histórica fachada.

    Mas está aí, senhor prefeito, um local interessante para fazer um memorial às vítimas da Kiss. Mas não todo o prédio. Não só para o memorial.

  3. A prefeitura tem endereço e o endereço do prefeito é na prefeitura. Simples. De quebra, melhora o visual do palacete, sem os coçadores de saco encostados na porta de entrada, fumando e dando risada, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo