DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Privatização da Corsan, as novas comissões especiais e a despedida de José Coden

PEC 280/2019 retira a exigência de plebiscito para venda de estatais gaúchas

Audiência pública sobre a privatização ocorreu na noite de quarta-feira (5), no Legislativo de Santa Maria (Foto Karohelen Dias/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A proposta de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento Básico (Corsan) entrou no radar da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Uma audiência pública, realizada na noite de quarta-feira (5), tratou do tema no plenário. O evento foi promovido pela Comissão de Políticas Públicas do Legislativo.

Durante o encontro, foi proposta a elaboração de um documento em nome da Casa Legislativa para ser encaminhado aos deputados. A ideia é informar que quem votar favorável à PEC 280 será considerado persona non grata em Santa Maria.

A PEC 280/2019, que retira a exigência de realização de plebiscito para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs, foi aprovada em 1º turno, em 27 de abril, na Assembleia Legislativa, por 33 votos favoráveis e 18 contrários.

Para que seja aprovada, a PEC do deputado Sérgio Turra (PP) e de outros 24 parlamentares, precisa ser submetida a um segundo turno de votação, no intervalo de três sessões, recebendo novamente o voto favorável de, pelo menos, três quintos dos votos dos deputados (33 votos favoráveis).

Novas comissões

Estão definidos os vereadores que vão trabalhar na revisão do Regimento Interno da Casa. A comissão especial será formada por Pablo Pacheco (PP), presidente; Maria Rita Py Dutra (PCdoB), vice-presidente; e Ricardo Blattes (PT), relator.

Na sessão desta quinta-feira (6), também foi formada uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei Complementar 9204/2021, de autoria do Executivo, que trata do Plano Setorial para a Implantação de um Conjunto Residencial Vertical destinado a ser uma Vila Militar no bairro Caturrita”. O trio será formado por Manoel Badke – Maneco (DEM), presidente; Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), vice-presidente; e Tubias Calil (MDB), relator.

Memória

O ex-presidente do Legislativo em 1996, José Luiz Coden, 63 anos, FALECEU nesta quarta-feira (5) em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Além de parlamentar, ele também foi secretário municipal de Viação e Transportes, atuou como coordenador regional de Obras do governo do Estado e ocupou o cargo de presidente do Riograndense Futebol Clube por quatro vezes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo