DestaqueEconomia

ECONOMIA. Após BB e Caixa, Banrisul lança plano para desligar de seu quadro até 700 funcionários

POR MAIQUEL ROSAURO

Banco pretende desligar 700 funcionários. Porém, em 2015 realizou concurso público e chamou apenas 350 novos funcionários. Foto Maiquel Rosauro / Arquivo

O movimento sindical bancário foi pego de surpresa nessa segunda-feira (14) com o anúncio do Plano de Aposentadoria Voluntária do Banrisul, visando até 700 funcionários.

Vale ressaltar que o Banco do Brasil, no final do ano passado, lançou um plano semelhante para 18 mil bancários, porém 9.409 aderiram ao programa.

Em 6 de fevereiro, foi a vez da Caixa Econômica Federal anunciar um plano de demissão voluntária que visa alcançar, no máximo, 10 mil funcionários. Os bancários que tiverem interesse têm até 20 de fevereiro para aderir ao programa.

Entre janeiro e dezembro de 2016, foram fechados 20.553 postos de trabalho nos bancos brasileiros, de acordo com a Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), em 26 de janeiro. O número superou amplamente o corte em 2015, que foi de 9.886 empregos. Representando um aumento de 107,9%. Ou seja, o corte de empregos nos bancos mais que dobrou no período.

Abaixo, confira matéria referente ao Plano de Aposentadoria Voluntária do Banrisul, publica no site do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região:

Banrisul lança Plano de Aposentadoria Voluntária com foco em 700 funcionários

Em meio à polêmica de uma possível privatização, o Banrisul lançou nesta segunda-feira um plano de desligamento de empregados denominado Plano de Aposentadoria Voluntária (“PAV”). O movimento sindical recebeu a informação com indignação, pois o Banco realizou concurso público em 2015 e até agora contratou apenas 350 novos funcionários.

Conforme comunicado do Banco, a proposta do PAV foi planejada para permitir que os desligamentos atendam aos interesses da instituição e compatibilizem, ao mesmo tempo, expectativas dos empregados que se inscreverem no programa com a preservação dos conhecimentos existentes na Companhia.

Sobre o Plano
Poderão aderir ao PAV os empregados aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, ou aptos para aposentadoria. O número de desligamentos pelo PAV será limitado a 700 (setecentos) empregados, com prioridade aos que possuem mais tempo de serviço no Banco. A formalização da adesão ao plano deverá ser realizada no período de 15 de fevereiro até 25 de março de 2017, e os desligamentos ocorrerão de 10 de março até 30 de junho de 2017.

Composição do incentivo
Aos empregados com cargo de confiança da Diretoria (comissionados), o valor do benefício financeiro será de 39% por ano de serviço prestado ao Banco, considerados os anos completos de trabalho até 31 de dezembro de 2016. Enquanto os empregados não comissionados receberão o valor do benefício financeiro de 63% por ano de serviço prestado. Em ambos os casos, o incentivo de desligamento será pago em caráter indenizatório.

Os empregados desligados através do PAV também receberão R$ 4.149,45 de Auxílio Cesta Alimentação, que correspondem a cinco meses do auxílio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo