EducaçãoPolítica

EDUCAÇÃO. Prefeitura de Santa Maria irá realizar contratação emergencial de 147 professores

Por MAURÍCIO ARAÚJO, da Prefeitura de Santa Maria

Um acordo entre a Prefeitura de Santa Maria e o Ministério Público (MP) do Estado garantirá a contratação emergencial de professores para o início do ano letivo nas escolas do Município. Com o esforço da Prefeitura, que mostra o compromisso da nova Administração Municipal com a Educação, os alunos das instituições municipais entrarão nas salas de aula, no próximo dia 20 de fevereiro, com quadro de docentes completo.

Na sexta-feira, Secretaria de Educação tratou da compra de vagas na Educação Infantil. Foto Prefeitura / Arquivo

O consenso, conforme a Procuradoria do Município, ocorreu após negociação junto ao MP, já que uma decisão judicial obrigava o Município a realizar concurso para a contratação de professores. Entretanto, como não haveria tempo hábil para realizar o concurso e chamar os aprovados – já que o ano letivo inicia em duas semanas –, a Prefeitura recorreu ao Ministério Público que, atendendo ao pedido do Município, pediu em caráter liminar a prorrogação do banco de professores relativo aos contratos temporários de 2016. A Justiça deferiu o pedido no final de janeiro.

Desta forma, a Justiça determina a contratação, até o dia 16 de fevereiro, de 147 professores, de diferentes disciplinas, para ministrar aulas aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais. O contrato será, conforme a subprocuradora Clarissa Duarte Pillar, de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Ela ainda destaca que no dia 21 deste mês será realizada a licitação de contratação de serviços especializados, para planejamento, julgamento e realização de concurso público para contratar professores.

“A liminar possibilita recontratar os professores, pois não daria tempo de fazer o concurso e entrar o ano letivo com o quadro completo. Então essa decisão veio ao encontro do que o Município queria”, argumenta Clarissa.

A secretária interina de Educação do Município, Maria Goretti Rocha Farias, afirma que este foi o caminho mais curto e ágil encontrado pela Prefeitura, já que não necessita de concurso para ter os professores em sala de aula a partir do dia 20. “Por meio do acordo foi encurtado o prazo para realização da contratações de temporários, já que se conseguiu a prorrogação do banco de professores, que havia expirado em 31 de dezembro do ano passado”, destaca a secretária.

Compromisso com a educação
Na sexta-feira, em mais um esforço da Administração em iniciar o ano letivo sem acarretar prejuízos aos alunos, a Secretaria de Educação entregou o Termo de Referência aos representantes de escolas de Santa Maria para tratar da compra de vagas na Educação Infantil – para crianças de até seis anos. Pelo menos 759 vagas serão adquiridas para atender a demanda excedente de alunos inscritos pela Central de Matrículas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo