Por MAURÍCIO ARAUJO, da Prefeitura de Santa Maria
Munidos de vacinas contra a febre amarela, uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde do Município iniciou, na manhã desta segunda-feira (13), a imunização à população do interior de Santa Maria. O primeiro distrito a receber as equipes, conforme estabelecido no cronograma, foi São Valentim. Até está terça-feira (14), a Vigilância percorrerá todas as casas deste distrito para aplicar a vacina em quem ainda não a tenha feito.
Paralelamente à imunização está sendo feito o censo rural nas localidades visitadas. O levantamento apontará quantas pessoas estão vacinadas contra febre amarela no interior. A Vigilância em Saúde recomenda aos moradores que estejam com a carteira de vacinação em mãos. Caso a pessoa não tenha comprovante ou não lembre se já foi imunizado contra a doença, a dose é aplicada.
Durante a manhã, a população de São Valentim já aguardava – em suas residências – a chegada da equipe. Das seis famílias visitadas, somente duas precisaram receber a dose. As demais apenas apresentaram a carteira de que já tinham recebido a vacina e foram cadastradas no censo rural. Apenas um morador se negou a receber a imunização e precisou assinar um Termo de Responsabilidade.
“A população já estava bastante orientada sobre nossa vinda. Boa parte já se vacinou naquela grande campanha que aconteceu em 2009. Mas, mesmo assim, vamos de casa em casa para conferir e fazer o censo”, explica a enfermeira responsável pela equipe, Evanir Parcianello. Ela esteve acompanhada pela também enfermeira Patrícia Bueno e pelo agente comunitário do distrito, Thales Santino.
A imunização no interior
O pecuarista Claudio Roberto Tabaral Silveira, 50 anos, e a esposa Angelise Vieira Menezes, 44, abriram as portas de sua casa para receber a dose contra a febre amarela. Como não haviam se vacinado anteriormente, eles foram orientados pela equipe da vigilância a tomar a vacina e, prontamente, aceitaram. “É uma segurança a mais pra gente. Podemos ficar mais tranquilos agora”, destaca Silveira.
As irmãs Claudete Bastos, 55 anos, e Rosane Bastos, 57, também não perderam tempo e se imunizaram contra a doença. “É ótimo a vinda deles e facilita muito pois evita nosso deslocamento. Nós só temos a agradecer”, diz Claudete.
Pelo menos 90 famílias de São Valentim devem receber a visita da Vigilância em Saúde, entre esta segunda e terça-feira. Até o dia 13 de março, as equipes percorrerão seis dos nove distritos do Município. A vacinação e o censo em Arroio do Só, Pains e Santo Antão serão feitos pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de suas localidades. Em todos os nove distritos, até 12 mil pessoas devem ser imunizadas.
Cronograma de vacinação e censo nos distritos
São Valentim
Dias da vacinação e censo:
13 e 14 de fevereiro – manhãs e tardes
Santo Antão
Dias de vacinação e censo:
A partir de 13 de fevereiro: manhã e tarde
Santa Flora
Dias da vacinação e censo:
De 15 a 17 de fevereiro – manhãs e tardes
Passo do Verde
Dias da vacinação e censo:
20 e 21 de fevereiro – manhãs e tardes
Arroio do Só e Pains
Dias de vacinação e censo:
A partir de 21 de fevereiro
Palma
Dias da vacinação e censo:
22 e 23 de fevereiro – manhãs e tardes
Arroio Grande
Dias da vacinação e censo:
Dia 1º de março: tarde
02 e 03 de março – manhãs e tardes
06 de março – manhãs e tardes
Boca do Monte
Dias da vacinação e censo:
De 07 a 10 de março: manhãs e tardes
13 de março: manhãs e tardes
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.