CampoEconomiaPrefeituraRegiãoSanta Maria

CAMPO. Prefeitura apresenta projeto para criação da rede de abastecimento regional de produtos agrícolas

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Prefeito Jorge Pozzobom salientou a importância do programa aos municípios

A Prefeitura de Santa Maria, por meio de Secretaria de Desenvolvimento Rural, deu mais um passo importante na proposta de criar uma Rede de Abastecimento Regional de produtos agrícolas no Município. Na manhã desta quarta-feira (31), o Executivo apresentou a prefeitos e secretários de governo, em reunião da AM-Centro, o projeto Municipal que tem o objetivo de incentivar e organizar a produção agrícola da região central, com a finalidade de atender a demanda do comércio formal, institucional e venda direta existente em Santa Maria. No encontro esteve presente o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli.

Uma das iniciativas do governo Jorge Pozzobom é fortalecer e desenvolver, junto com Santa Maria, os municípios da Região Central. O projeto apresentado aos gestores vai ao encontro desta premissa da Administração Municipal, já que a intenção é abrir o mercado consumidor do Coração do Rio Grande às cidades próximas.

“Esse é um projeto de extrema importância para Santa Maria e, também, para os municípios da região. Precisamos nos organizar e que vocês comercializem aqui suas produções”, apontou o prefeito Pozzobom.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o mercado de Santa Maria consome cerca de R$ 650 milhões ao ano, importando produtos de várias regiões.

“Os prefeitos e secretários precisam se sensibilizar da importância de criar essa Rede Regional de Abastecimento, pois os benefícios serão grandes a todos nós”, salientou o titular da pasta.

Na AM-Centro foram ressaltadas as oportunidades de vender os produtos em Santa Maria, já que o Município é um grande centro consumidor, com boa localização, e que importa produtos agrícolas, além de ter mercados institucionais, redes de supermercados e, claro, interesse no Desenvolvimento Regional.

Também são parceiros desta Rede de Abastecimento Regional, a Emater-RS, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Unicentral, Astresma, Colégio Politécnico da UFSM e Sindigeneros.

DESENVOLVIMENTO RURAL

Antes da apresentação do projeto do Executivo Municipal, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Osmar Redin, ressaltou aos gestores da importância do desenvolvimento do meio rural rio-grandense, com qualidade de vida aos agricultores.

Redin lembrou da importância de incentivar a agricultura familiar e o jovem no campo. Segundo ele, atualmente, no Estado, 31,3% das propriedades rurais não possuem jovens para a sucessão. Para reverter esse número, a Prefeitura de Santa Maria já se antecipou e lançou, em abril deste ano, o programa Juventude Rural de Santa Maria – Projovem Rural, que incentiva a permanência dos jovens no campo.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo