POLÍTICA. Apenas quatro dos 25 ministros não estão na mira da ‘Comissão de Ética Pública da Presidência’
A Comissão de Ética Pública da Presidência é composta por sete advogados. Eles não podem demitir ninguém. Mas estão autorizados a advertir e, em casos mais graves, recomendar a exoneração do servidor. A decisão, claro, cabe ao Presidente da República.
Mas não deixa de ser interessante conferir que, dos 25 ministros do governo Temer, apenas quatro, até aqui, ficaram de for a da mira da Comissão. Vale, a propósito, inclusive pelos detalhes que traz, conferir a reportagem de Luiz Felipe Barbieri, do portal Poder360, de Brasília. A seguir:
“Comissão de Ética analisa conduta de 21 dos 25 ministros de Temer
A CEP (Comissão de Ética Pública da Presidência) apura processos abertos contra 21 dos 25 titulares da Esplanada. A comissão retorna aos trabalhos hoje (2ª), no Palácio do Planalto.
Escapam apenas Sérgio Etchegoyen (GSI), Ilan Goldfajn (Banco Central), Grace Mendonça (AGU) e Roberto Freire (Cultura). A Secretaria de Governo está sem ministro desde novembro do ano passado. O secretário Moreira Franco (PPI) também não está na relação.
Dos 21 ministros com processos abertos no colegiado, 19 são alvos de 1 mesmo procedimento: o que investiga uso de aeronaves oficiais para viagens com destino ou origem nos respectivos domicílios. A conduta é vedada por decreto baixado por Dilma Rousseff em 2015.
Eis uma tabela com os processos e nomes de todos os ministros implicados na CEP.
O ministro Ricardo Barros (Saúde) também é alvo do colegiado por ter feito promessas a candidatos a prefeito no Paraná, seu reduto político. Também teria participado de eventos eleitorais em dias de agenda oficial durante campanha das eleições municipais no ano passado.
Outro processo apura a conduta de ministros do governo Temer que supostamente teriam votado a favor do impeachment de Dilma Rousseff em troca de nomeações a pastas na Esplanada. A denúncia foi apresentada pelo PT em maio de 2016.
Desde sua criação em 1999, apenas 6 ministros sofreram algum tipo de sanção da comissão. O último deles foi Geddel Vieira Lima (Segov), em novembro do ano passado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.