EDUCAÇÃO. Assembleias decisivas para o futuro da greve do magistério estadual. Em SM é nesta segunda
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), Especial para o Site
A greve dos educadores estaduais, iniciada em 15 de março, chegou a um momento decisivo. Na segunda-feira (27), às 15h, em Santa Maria, a categoria se reúne em assembleia para decidir o futuro do movimento na cidade e na região. Já na sexta (13), ocorre assembleia geral do CPERS em Porto Alegre, quando estará em votação à continuidade ou não da greve.
Em Santa Maria, as escolas Manoel Ribas, Cilon Rosa, Maria Rocha, Cícero Barreto e Walter Jobim foram completamente paralisadas pela greve. Outras 15 instituições atuam de forma parcial.
Na manhã desta sexta (24), um grupo de professores e funcionários de escolas protestaram em frente ao condomínio onde reside o governador José Ivo Sartori. O ato gerou críticas ao Sindicato, sobretudo, devido a uma pichação em uma ciclovia. À tarde, o CPERS divulgou uma nota de esclarecimento no qual destacou o parcelamento do 13º e o clima de insegurança e opressão ao qual vive a categoria.
“Mesmo não sendo sua postura, o CPERS compreende que o ato na ciclovia da Av. Diário de Notícias, durante a manifestação pacífica dos educadores na manhã de hoje, foi a forma que uma educadora, indignada, achou de deixar o seu recado ao governador. Reconhecemos que escrever o recado ao governador na ciclovia foi um descuido, mas causa estranheza que esse seja o tema de maior preocupação e não a difícil situação, que esse governo irresponsável está criando para a educação pública e seus trabalhadores”, destacou o Sindicato.
O governador não estava em sua residência no momento do ato, ele participava da abertura da colheita da soja, em Tupanciretã.
Confira abaixo a agenda do CPERS para os próximos dias que irá definir os rumos da greve:
25 de março (sábado)
Panfleteação no Calçadão, a partir das 9h.
27 de março (segunda)
Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria às 9h;
Assembleia Regional no Instituto de Educação Olavo Bilac, às 15h.
28 de março (terça)
Vigília Contra a Aprovação do Pacote do governo Sartori, a partir das 13h, em frente ao Palácio Piratini (Praça da Matriz), em Porto Alegre.
31 de março (sexta)
Assembleia Geral em Porto Alegre, no Gigantinho, às 13h30min.
Parece uma novela global de 200 anos que não termina nunca, e que nunca se resolve.
Não se deram conta que a cabecinha precisa mudar?