CidadaniaReligião

MEMÓRIA. Igreja católica lembra 10 anos da morte de Dom Ivo. Arcebispo dedica a ele a “Palavra do Pastor”

Morto há 10 anos, em 5 de março de 2007, a memória do bispo Dom Ivo Lorscheiter (foto acima, de arquivo) é reverenciada pelos católicos santa-marienses. Uma das ações nesse sentido foi feita pelo arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, que dedicou a ele a “Palavra do Pastor” desta semana. O documento é enviado para todas as paróquias e comunidades católicas da abrangência da Arquidiocese. O texto é este, que você confere a seguir:

“No dia 5 de março de 2017, celebramos os dez anos da passagem de D. José Ivo Lorscheiter para a eternidade. Dom Ivo nasceu aos 07/12/1927 em São José do Hortêncio – RS. Assumiu a Diocese de Santa Maria no dia 21 de abril de 1974, como sexto Bispo Diocesano. Em 24 de março de 2004 o Papa João Paulo II aceitou a renúncia de Dom Ivo como Bispo de Santa Maria.

Dom Ivo governou a Diocese de Santa Maria por 30 anos (1974 – 2004). Foi o mais longo período de ministério episcopal no pastoreio da Diocese.

Dom Ivo se destacou por sua personalidade:. “Audacioso, com posições firmes e muita prudência, D. Ivo tomou muitas iniciativas, quer de cunho puramente Pastoral, quer no campo da promoção humana. As inúmeras obras por ele realizadas e implementadas atestam a largueza de seu horizonte e sua capacidade empreendedora. Os longos anos dedicados ao serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dois mandatos de 8 anos como secretário geral e outros dois como seu presidente, testemunham sua competência e sua liderança no cenário da Igreja no Brasil” (cf. Anuário da Diocese de Santa Maria, 2002, p. 7).

Certamente todos sentimos saudades e a falta de D. Ivo. Sua vida de oração,  sabedoria, liderança, acolhimento e aconselhamento, marcaram as pessoas e nossa caminhada pastoral. Seu ministério passou por períodos conturbados, difíceis, mas ele sempre mostrou a convicção de “dar sua vida pela própria gente”.

Temos a certeza que D. Ivo nos acompanha lá do céu em nossa peregrinação para a casa do Pai. Seu amor pela Diocese de Santa Maria e pela Igreja prossegue na eternidade, pois cremos na comunhão dos santos.

Dom Ivo legou um forte testemunho de esperança: “Não deixe a esperança morrer em você!” Hoje, precisamos reavivar a virtude teologal da esperança. Os tempos mudaram, mas a esperança sempre se atualiza. Seu lema: “Nova et Vetera” (Coisas Novas e Velhas) nos faz agradecer a Deus por D. Ivo ter sido um bispo consciente, corajoso, criativo, ecumênico, mariano e cheio de amor pelo Reino de Deus.

Que a Arquidiocese de Santa Maria jamais esqueça o testemunho de fé, de serviço e de esperança de D. José Ivo Lorscheiter, o “Bispo da Esperança”. Que interceda por seu povo que ele tanto amou e foi amado.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo