Artigos

Cumprir mandato – por Gilson Piber

A eleição de Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) para a Assembleia Legislativa gaúcha e a reeleição de Paulo Pimenta (PT) para a Câmara Federal  são extremamente positivas para Santa Maria e os municípios da região central do Estado. Considero que os eleitores santa-marienses tiveram serenidade ao votar em candidatos com compromisso com a cidade. Também acredito que o Coração do Rio Grande poderia ter elegido mais um deputado estadual e um federal. Porém, ainda há parte do eleitorado que acredita em estrelas que brilham em outras constelações. Inclusive, e lamentalvelmente, muitas delas só surgem por aqui de quatro em quatro anos.

De qualquer forma, o que me preocupa é a possibilidade de candidatos eleitos serem guindados à condição de secretários estaduais. Falo, principalmente, de Paulo Pimenta. Avalio que quem votou no petista – e foram  153.072 eleitores no RS, sendo 42.948 somente em Santa Maria – quer vê-lo na Câmara Federal. A luta pelos interesses do Rio Grande do Sul e, principalmente, de Santa Maria e das outras cidades da região passa pelo mandato de Pimenta no Parlamento Federal. E se Dilma Rousseff confirmar a eleição em 2º turno, a situação fica ainda melhor para os gaúchos e os santa-marienses. É um exercício lógico.

Se o eleitor vota em determinado candidato é porque quer vê-lo eleito para ocupar aquela função e não outra. Não interessa se os suplentes são competentes.  Também é um exercício lógico. Agora, alguém pode dizer que não há lógica em política. No Brasil, infelizmente, isso ocorre cada vez mais e só contribui para gerar na população mais descrédito na classe política.

Então, peço aos eleitos e que têm Santa Maria e a região como prioridade que cumpram os seus mandatos com honestidade, honradez e dignidade. Se o eleitor santa-mariense saiu de casa no belo domingo de 3 de outubro e os elegeu é porque acreditou nas propostas apresentadas durante a  campanha e no trabalho já feito. Foi delegada, a Valdeci, Pozzobom e Pimenta, a função de representantes do Coração do Rio Grande nos devidos parlamentos. Foi para isso que foram escolhidos.

Outro aspecto que considero necessário é o surgimento de novas lideranças políticas. Os partidos devem formar novos quadros, preparar e investir em futuros líderes. A aproximação com a base, dando vez e voz aos vários segmentos, é também um exercício saudável. A renovação é fundamental para revitalizar as siglas. Ninguém dura para sempre. A fila precisa andar.

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Gostaria de parabenizar o professor e jornalista, Gilson Pibber, por trazer com claresa e muita lucidez este tema para reflexão da sociedade santa-mariense, não podemos esquecer que a comunidade elegeu um representante para esta região e caso o eleito venha a ser secretário, a região que ganha um representate será a região da cidade de Pelotas atraves do suplente Fernado Maroni, e sem duvida perderemos a atenção dos investimentos nescessarios para o desenvolvimento local.

  2. Aos que não concordam com a possibilidade dos deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira serem guindados à condição de, por exemplo, secretários de estado, que torçam para que o convite não ocorra. No caso do convite ocorrer, por parte do Governador eleito Tarso Genro, uma resposta negativa é muito improvável. O convite assume contornos de convocação.
    Eu, como eleitor de ambos os deputados eleitos pelo PT, não me sentiria traído em minha escolha. Tenho a compreensão de que tanto Paulo Pimenta quanto Valdeci Oliveira poderiam contribuir significativamente para Santa Maria a partir do exercício de uma função nos executivos estadual ou federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo