EconomiaNegóciosPrefeituraTecnologia

CIDADE. Prefeitura realiza roda de conversa, outra ação para potencializar o Santa Maria Tecnoparque

Encontro, com a presença do arquiteto Estevam Barin, foi realizado na tarde desta sexta-feira no auditório do Santa Maria Tecnoparque

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Foi buscando promover um debate a respeito de formas de melhor aproveitamento dos equipamentos públicos, voltados para o desenvolvimento da cidade, que a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, promoveu uma roda de conversa, na tarde desta sexta-feira (31), com o arquiteto santa-mariense Estevan Barin. O encontro, que ocorreu no auditório do Santa Maria Tecnoparque, reuniu representantes do Executivo, da direção do parque tecnológico, de empresas incubadas no local e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).

O foco da conversa foi voltado para o desenvolvimento e melhores formas de atuação e aproveitamento dos tecnoparques. Nesse sentido, Barin – que foi o vencedor de um concurso promovido por um dos maiores tecnoparques do país, o Porto Digital de Arquitetura, de Recife –– trouxe seu conhecimento a respeito do tema, detalhando os projetos ligados ao assunto que ele está desenvolvendo. Entre as ações apresentadas, Barin citou o próprio projeto do Porto Digital; da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec); do Hub Inovação do Nordeste (Hubine – Fortaleza, Ceará); e do Porto Coworking (de Porto, em Portugal).

Barin destacou a importância de promover esses locais, atraindo empresas para se instalarem e, também, possibilitando que a mão-de-obra formada nas cidades permaneça nesses locais. Em sua fala, ressaltou as estratégias que adotou em cada projeto para oferecer essas condições, como espaços de circulação (para troca de experiências), espaços comerciais (para gerar retorno de investimento), ação de planejamento urbano, de imagem estética dos prédios, de contexto histórico, entre outros pontos.

“É muito importante promover ambientes para troca de informações, para as pessoas estarem em contato, para que os negócios sejam fechados fora da sala da empresa. E também é preciso criar áreas que as pessoas gostem de permanecer. Ambientes com uma identidade visual alegre, colorida, que chame os jovens”, destacou o arquiteto.

A conversa também teve um enfoque voltado para o desenvolvimento do tecnoparque local. Nesse sentido, Barin destacou a importância de proporcionar qualidade de vida naquele ambiente e atrair as pessoas (tanto potenciais empresas incubadas, quanto a comunidade) para o local:

“Precisamos projetar o vazio, não o edificado. Este local tem que ser um parque tecnológico, não um prédio tecnológico. É preciso dar qualidade de vida para quem está aqui e para quem pretende vir, é trazer a comunidade aqui para dentro, proporcionar um ambiente que possa ser usufruído socialmente também”, explica ele.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem buscado, desde o início do governo, formas adequadas para um melhor aproveitamento do Santa Maria Tecnoparque. De acordo com o assessor de governo da pasta, Marco Jacobsen, a intenção de promover a conversa com o arquiteto foi justamente para pensar nessas possibilidades, utilizando o conhecimento que ele tem adquirido com os demais projetos.

“No que tange à Prefeitura e à Secretaria, vamos dar atenção para promover o Tecnoparque, fazendo bom uso do equipamento público e com gestão adequada do dinheiro público. Queremos, também, tornar este um ambiente social na nossa cidade”, destacou ele.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo