EXCLUSIVO. Levantamento do site: dos 166 CCs do Prefeitura, há 93 filiados a partidos. Saiba suas siglas
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), Especial para o Site
(Com pequena correção na segunda tabela, à 00h45)
Desde que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) apresentou sua reestruturação administrativa, em 5 de dezembro do ano passado, na Cacism, ficou claro que o seu objetivo era cortar gastos reduzindo secretarias e, por consequência, Cargos em Comissão (CCs). Por outro lado, neste início de governo, se tornou público o descontentamento dos partidos da base aliada em relação ao baixo número de cargos no Executivo. Mas será que a insatisfação das legendas procede?
Para esclarecer a questão, o site comparou o relatório de CCs do Portal da Transparência da Prefeitura, datado de 7 de abril, com as listas de filiados em partidos políticos do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também com as listas do Sistema Filiaweb.
De acordo com o Portal da Transparência, hoje são 166 CCs no Executivo. Destes, segundo levantamento do site, 93 possuem alguma filiação partidária. A maioria integra o PSDB (30 pessoas), seguido pelo PP, 18, DEM, 10, e PMDB, 8 (confira no gráfico).
No primeiro escalão (composto pelos CC9, que possuem a maior faixa salarial e assumem cargos de secretários, procurador geral, entre outros), o PSDB também está na liderança, com quatro nomes, seguido pelo PP com dois. Neste item, também chama atenção o número de secretários municipais sem filiação partidária, quatro no total.
PMDB sem secretaria?
Se você analisar a tabela com atenção, vai notar que o PMDB não possui nenhum filiado no primeiro escalão. Porém, a vereadora eleita Marta Zanella (PMBD) está à frente da pasta de Cultura, Esporte e Lazer desde o início da gestão. Esta discrepância ocorre porque Marta não está lista dos 166 CCs do Executivo por receber seus vencimentos via Câmara de Vereadores.
O contrário ocorre com o vereador eleito João Chaves (PSDB), à frente do Desenvolvimento Social. Como ele é pago pela Prefeitura, seu nome consta na lista de CCs.
“A Marta recebe direto da Câmara. O João recebe do Executivo e o valor é ressarcido”, explica o superintendente de Comunicação da Prefeitura, Ramiro Guimarães.
Assessores com status (e salário) de secretários
Outra curiosidade da pesquisa do site está relacionada a dois ex-vereadores de Santa Maria, Paulo Airton Denardin (PP) e Anita Costa Beber (PR). Ambos exercem a função de assessor superior do prefeito e possuem o mesmo status (e salário) de secretários municipais. Ou seja, são CC9.
Autarquias de fora
A pesquisa realizada pelo site levou em consideração apenas o CCs do Executivo. Entretanto, no Portal da Transparência também está disponível a lista dos CCs do Instituto de Planejamento (Iplasm). O relatório contém dez nomes e o site encontrou apenas um filiado entre eles, o ex-vereador e presidente municipal do PMDB, Cezar Augusto Gehm.
Promessa cumprida à risca
Durante determinado momento da campanha eleitoral, o então candidato a prefeito Jorge Pozzobom disse que, caso eleito, não traria filiados de fora de Santa Maria para empregar na Prefeitura. A pesquisa do site comprovou que o tucano cumpriu à risca o que prometeu, já que 100% dos 30 filiados do PSDB atuando na Prefeitura tem filiação na cidade.
Mais do que isso, analisando todos os 93 filiados de 14 diferentes siglas, o site encontrou apenas dois que realizaram a filiação em outros municípios do Estado. O que não significa que eles moravam fora da cidade antes de assumir o cargo no Executivo.
E a gritaria dos partidos, faz sentido?
Retomando a pergunta que deu origem a esta matéria, o descontentamento dos partidos faz sentido quando se leva em consideração que siglas grandes como PMDB, por exemplo, não apoiou Pozzobom durante a campanha eleitoral, mas hoje possuem mais espaço que legendas menores. É o caso do PSD, o primeiro partido a apoiar o tucano no segundo turno e que hoje possui apenas cargos de quinto e sexto escalões.
Mas acho que todos deveriam estar filiados a algum partido, esses dias um CC me disse eu não sou filiado a nenhum desses partidos, sou um tecnico, partidos que vão se lixar. Ora ….ora Assim começa a infidelidade…..
E alguem tinha dúvidas que teria está quantidade de CC’s e ainda diz que vai reduzir os custos. Para as obras não tem dinheiro mas aumentar os cc’s tem.
E pode uma pessoa ter ou ser duplamente CC?
Baita trabalho do site. Parabéns!