DestaqueRegião

AGUDO. Município sediará, nesta semana, 1º Fórum Internacional Raízes Missioneiras da Quarta Colônia

Evento busca resgatar e valorizar a história das Missões Jesuíticas Guaranis

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Agudo

Nos dias 26 e 27 de junho, o município de Agudo será palco do 1º Fórum Internacional Raízes Missioneiras da Quarta Colônia, um evento que promete resgatar e valorizar a história das Missões Jesuíticas Guaranis e sua relação direta com a formação dos povoados da Quarta Colônia de Imigração Italiana, como Agudo e Pinhal Grande.

A programação inclui palestras, debates e apresentações culturais, reunindo pesquisadores, professores e representantes de instituições nacionais e internacionais. O objetivo é ampliar o olhar sobre o papel do primeiro ciclo missioneiro, iniciado no século XVII, e sua influência nos atuais territórios da Quarta Colônia.

Segundo o professor e organizador Tiago Janner, o fórum é uma oportunidade para fortalecer a identidade histórica da região. “Queremos discutir essa expansão missioneira pelo Rio Grande do Sul, valorizando e dando ênfase às missões em sua amplitude”, explica. Ele destaca que há indícios de que o trabalho dos padres jesuítas alcançou cerca de 80% do território gaúcho, o que reforça a importância de um debate mais amplo.

As origens da Quarta Colônia estão diretamente ligadas à fundação da redução de Santa Ana, em 1633, na área onde hoje está o município de Agudo, e da redução de Nossa Senhora da Natividade, possivelmente situada no atual Pinhal Grande.

Um dos momentos mais esperados do fórum será a exposição de uma das quatro relíquias do coração do padre Roque Gonzales, mártir jesuíta canonizado em 1988. A relíquia, guardada no Mosteiro dos Monges Cartuchos, no município de Ivorá, estará disponível para visitação durante o evento. “Foi uma descoberta significativa saber que uma das quatro relíquias está aqui, na Quarta Colônia. Isso fortalece ainda mais os laços históricos e espirituais da região com o legado missioneiro”, ressalta Janner, que é mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM.

Programação

Quinta-feira, 26 de junho
18h30 – Abertura oficial
Apresentação da Orquestra Recanto Maestro
Palestras com Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões, e Tau Golin, historiador e professor da Universidade de Passo Fundo

Sexta-feira, 27 de junho
8h15 – Abertura da exposição do Museu uruguaio Sin Fronteras
Palestras com Júlio Quevedo (UFSM) e Artur Barcelos (FURG)
Exposição da relíquia do coração do padre Roque Gonzales, organizada pelos Monges Cartuchos de Ivorá

À tarde, o evento segue com:
13h15 – Mesa de debates com Tiago Janner, Eduardo Baptistella, Elói Piovesan e Sérgio Venturini
15h15 – Homenagem ao pesquisador Firmino Costa e encaminhamentos para a edição de 2026
15h45 – Encerramento oficial

O Fórum faz parte de uma série de ações que antecedem as celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas em 2026, consolidando Agudo e a Quarta Colônia como territórios relevantes na preservação e valorização dessa herança histórica e cultural. Em Agudo, tem apoio da Prefeitura de Agudo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte.

Fonte: Rádio São Luiz (adaptado)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo