LUNETA ELETRÔNICA. Economia solidária, o encontro do PMDB, João Nascimento no TJD, a volta do MASM
* Dois eventos no mesmo lugar e com significado semelhante, na manhã da sabatina. O local, no caso, foi o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.
* Os eventos? A comemoração dos 25 anos do Feirão Colonial, um dos embriões da economia solidária em Santa aria; e o lançamento dos eventos internacionais de 7 a 9 de julho, a Feira Internacional do Coopertivismo e a Feira Latino Americana de Economia Solidária.
* A verdade é que estão consolidados os eventos promovidos pelo Projeto Esperança, conduzido com absoluta maestria pela irmã Lourdes Dill, e com amplo apoio oficial.
* A presença de Jorge Pozzobom no sábado é mais que o apoio pessoal do prefeito, que nunca deixou de comparecer. Mas é, também, garantia de chancela da Prefeitura, acima de qualquer confronto ideológico-partidário, como ele deixou claro nas suas palavras.
* Uma novidade santa-mariense no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul. O famoso TJD, que julga os fatos dos campeonatos promovidos pela Federação Gaúcha de Futebol.
* A partir da tarde de terça, quando toma posse, o TJD terá a presença, também, do experiente advogado (e ex-vereador na boca do monte), João Nascimento da Silva.
* Peemedebistas comemoram o que entendem ser o sucesso do Encontro (foto ao lado) da Coordenadoria Regional Centro, na manhã de sábado, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.
* A presença de cerca de 10 comunas da região, inclusive Santa Maria, pode significar, como disse uma das lideranças presentes, bons presságios para o pleito de 2018 – ainda que esses mesmos municípios não lançarão qualquer nome local à Câmara dos Deputados.
* No entanto, a partir de encontros municipais pré-agendados para os próximos meses, o PMDB pretende, ao menos, consolidar um nome regional para a Assembleia Legislativa.
* Parece claro, também, que esse pré-candidato é Roberto Fantinel, presidente estadual da JPMDB e assessor especial do governador José Ivo Sartori. Ele é de Dona Francisca, na Quarta Colônia.
* Nesta terça, a partir das 7 da noite, reinaugura o Museu de Arte de Santa Maria – com a vernissage da exposição “Gravurando no Tempo – Acervo do Museu de Arte de Santa Maria”.
* O espaço, na avenida Presidente Vargas, agora revitalizado e recuperado, estava fechado desde 2015, quando teve parte de sua estrutura danificada devido a um temporal. A mostra, composta por 59 peças de 40 artistas, apresenta peças do acervo do MASM.]
* A exposição traça um panorama das artes visuais através da gravura, técnica que produz imagens obtidas por meio da impressão a partir de uma matriz artesanal.
* A exposição será dividida em três momentos: Os Precursores, Os Idealistas e Os Contemporâneos, criando uma linha cronológica de resgate da gravura. E, para ter mais informações, vale conferir o material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.