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Observatório. “Olha a chiadeira!”

A Razão registrou, em reportagem de Thiago Buzatto, na quinta-feira. Mas não custa repetir: as novas regras eleitorais, com uma série de restrições à campanha dos candidatos, está deixando muita gente pê da vida.

Um grupo até já se manifestou. No caso, o dos artistas, sobretudo cantores e músicos, que perderam um excelente mercado, com o fim dos showmícios e a retração natural para a feitura de “jingles”. O prejuízo desse segmento (que inclui os estúdios de som) é evidente, e todo mundo nota. Mas há outros setores econômicos que sofrem ainda mais com as normas aprovadas pelo Congresso (sempre é bom realçar isso) e sistematizadas pela Justiça Eleitoral.

Veja-se o caso da indústria de brindes, que tem fabricantes em Santa Maria. Sem bonés, camisetas, lápis e outros artefatos tão utilizados em campanhas anteriores, muitos empresários se obrigam a um ajuste. Quando não, fatos mais raros talvez, decidem mudar de ramo.

De quem é a culpa? Certamente não é da Justiça, totalmente interessada em garantir a lisura do processo. Sim, deles mesmos: foram os políticos que, ao longo de muitas eleições, usaram e abusaram. Agora, todos – e não apenas eles – pagam a conta.

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