Artigos

Luz – por Alice Elaine Teixeira de Oliveira

Nem bem amanhece o dia e o vivente já está correndo campo. “Fumaça” assustou-se com as dores e fugiu do galpão durante o começo da noite. Sua primeira cria e foi parir longe das casas.

O velho homem saiu assim que se deu conta do ocorrido. Nem engoliu o café até o fim. Seu pensamento corria e escondia-se por entre as coxilhas, perseguindo o pensamento do animal. Não encilhou o cavalo, achou não precisar, ela não deveria estar muito longe.

A noite ainda não findara quando saiu porta afora chamando a vaquinha. Andou por entre o pasto frio e úmido. Os pés calejados e acostumados nem reclamaram as rosetas e pedras. O olhar cansado e marcado do tempo estava aceso como um lampião a procura do pelo cinza mesclado.

Os ouvidos, que vez por outra lhe enganavam, estavam aguçados, encontrou muito mais perdizes do que em todas suas caçadas. O cachorro ovelheiro, que se dormiu e não viu o velho sair, veio-lhe ao encontro quando o sol já ponteava no alto da colina. Abanando o corpo inteiro em extensão de seu rabo pitoco cumprimentava-o como que pedindo desculpa pelo atraso. Um afago, nada mais.

O olhar do homem instilava sua angústia. Mais de hora e nada da mãe e cria. Fora roubada? Quem sabe encontrasse apenas parte dela a beira da cerca… pensamento horrível, mas acontecera algumas vezes.

Então, com o surgir do primeiro raio de sol, iluminou-se um fim de campo. O cão ponteou e levantou as orelhas. Latiu e correu. Sem acreditar o velho disparou atrás do cusco. E lá estava a jovem “Fumaça” e dois lindos terneirinhos, um negro como a noite e outro da cor de sua mãe.

Mansa, permitiu a aproximação e acompanhou o satisfeito senhor, que carregava os filhotes como podia. A alegria voltou com a vida. Pedia uma comemoração e a decisão do nome dos novos animais e companhias.

Iniciou o fogo de chão para tomar seu café do modo que lhe dava prazer. Naquele mesmo momento, olhou para as labaredas e nomeou: “Chaleira” e “Guampa”!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo