Meio AmbientePrefeituraUFSM

MEIO AMBIENTE. Prefeitura e UFSM correm atrás de solução do problema da coleta de resíduos em Camobi

Encontro aconteceu na manhã de hoje: objetivo é aproximar as instituições e buscar uma solução para a destinação correta dos resíduos

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O secretário de Meio Ambiente, André Domingues, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (03), com representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para tratar a respeito da rede de esgoto do Bairro Camobi. O objetivo do encontro foi discutir uma solução para a destinação correta de resíduos na região.

Conforme o vice-reitor da UFSM, Paulo Bayard, como boa parte do bairro Camobi não conta com uma rede coletora de esgoto, a destinação dos resíduos acaba sendo feita de maneira inadequada. Segundo o vice-reitor, parte do esgoto é destinado para uma sanga, aos fundos da Universidade, o que tem trazido transtornos para a comunidade acadêmica, gerando mau-cheiro e a proliferação de ratos, baratas, entre outros animais.

Conforme o coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSM, Daniel Allasia, uma das alternativas para o problema seria a instalação de um Centro de Tratamento de Esgoto na universidade, o que deve ser feito pela Corsan, que é a responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade.

“Queremos buscar, junto com vocês, uma solução para esse problema que afeta a universidade, mas também a comunidade. É uma questão de saúde pública”, ressaltou Bayard.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, será feito um mapeamento do problema, a fim de que se busque soluções para a situação. Domingues ressaltou a importância de que haja um planejamento quanto à rede de esgoto para a região, visto que Camobi é um dos bairros em maior expansão na cidade.

“Temos ciência do problema, sabemos as dificuldades que se criam com a ausência de saneamento, e, por isso, vamos trabalhar em conjunto, aproximando as instituições, para produzir soluções”, garantiu o secretário.

A UFSM se colocou à disposição para fornecer um estudo técnico a respeito do saneamento no bairro, bem como ajudar em outras frentes necessárias. O secretário Almeida Rosa sugeriu que o problema seja apresentado diretamente à Corsan, o que será feito já no próximo encontro de trabalho da equipe.

“Precisamos ter espírito público e tomar providências. Estamos buscando um diálogo com a Corsan, para buscarmos resolver todas as situações que nos são colocadas. Vamos levar esse problema diretamente para eles, para acelerar o processo e mostrar o que precisamos”, destacou Almeida Rosa.

Também participaram da reunião as professoras do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM Rutineia Tassi e Marilise Krugel.

 PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo