Destaque

MEMÓRIA. Esporte chora a perda de Emil Salamoni

Morreu agora de manhã, pouco antes da 7, no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, onde estava internado desde o início de novembro, o advogado e bancário aposentado Emil Salamoni. Que era muito mais conhecido por sua atividade esportiva.

Salamoni, nascido em 5 de setembro de 1929, foi atleta do Internacional, onde começou, nos anos 40, do Riograndense e Cruzeiro de Porto Alegre. Ao fim de uma carreira de 10 anos, passou num concurso de banco, onde viria a se aposentar.

Mas Emil Salamoni foi bem mais que atleta emérito. Também atuou com dirigente, sendo diretor e vice-presidente de futebol do Inter-SM, nos anos 80 – talvez os mais vitoriosos da equipe rubra. Foi homenageado em 2012, como, então, o atleta vivo mais antigo da agremiação.

Salamoni teve atuação destacada também em outros esportes. Foi dirigente e treinador da equipe de futebol de salão do Banrisul, no inicio dos anos 80 e era bastante querido por todos quantos com ele conviveram. Também teve participação importante no basquete de Santa Maria, no início dos anos 60.

O velório de Salamoni começa antes do meio dia, numa das capelas contíguas ao Hospital de Caridade, na rua Floriano Peixoto. O corpo seguirá às 8 da noite para Santa Rosa, onde será cremado.

Para saber um pouco mais sobre Emil Salamoni, com quem o editor teve a ventura de conviver, sugere-se a leitura do texto “Inter-SM presta homenagem ao ex-atleta Emil Salamoni”, publicada no jornal A Razão em 22 de agosto de 2015 (AQUI). De lá foi capturada a foto de Deivid Dutra, que ilustra esta nota.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo