JornalismoMídiaPolíticaTrabalho

MÍDIA. Jornalista da TVE ameaçado de demissão por crítica em comentário postado em nota do Feicebuqui

O jornalista Alexandre Leboutte, na Câmara Municipal, onde a proposta de tombamento da TVE e FM Cultura foi rejeitada por 14 votas a 11

Do site do JORNAL JÁ, com foto de Divulgação

O presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Junior, nomeou uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a falta funcional do jornalista Alexandre Leboutte, por comentários feitos no Facebook.

Claudio Robes do Nascimento, Luiz Gustavo da Rosa Morais e Marcelo Vasconcelos da Silva integram a comissão que tem 30 dias para apurar os fatos, que podem levar à demissão, por justa causa, de Leboutte, funcionário concursado com 20 anos no serviço público.

O ato foi publicado no Diário Oficial do dia 31 de março de 2017. A comissão tem 30 dias a partir daí para apresentar suas conclusões.

O presidente da Fundação Piratini se considera ofendido por comentários feitos por Leboutte no Facebook a respeito de uma reunião com o jornalista Juarez Fonseca. Ele recebeu o jornalista e falou dos seus planos para a TVE e FM Cultura, que pertencem à Fundação Piratini, que está em processo de extinção.

Em sua página no Facebook, Juarez Fonseca se disse impressionado com os planos de Orestes para a TVE e FM Cultura, como emissoras públicas.

Leboutte rebateu, dizendo que Orestes mente para esconder os verdadeiros planos do governo do Estado, para entregar a rádio e a TV a grupos ligados ao PMDB. Junto com Laboutte estão sendo arrolados outros quatro funcionários, por terem “curtido” os seus comentários na página de Juarez Fonseca: Isa Bonorino, Lilian Sifuentes, Matheus Rosa e Marta Koth.

Reprodução da conversa na página de Juarez Fonseca, em 28/03/2016:

Juarez Fonseca:

TVE E FM CULTURA CONTINUARÃO

@ Hoje estive durante mais de uma hora com o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., por convite dele. Foi uma conversa franca, da qual saí bem impressionado com as ideias que Orestes tem para a TVE e a FM Cultura. Me garantiu ser uma questão de honra para ele a preservação das duas emissoras e, mencionando vários números e razões, argumentou que a Fundação Piratini tornou-se com o tempo uma instituição pesada, onerosa e, enfim, insustentável. Será de fato extinta. Contou também que a tevê e a rádio estão passando por reestruturações e que, já no início de abril, o horário nobre da TVE será ocupado por uma nova e diversificada programação inteiramente local. Espero sinceramente que os planos e projetos de Orestes deem certo. E agradeço por ter me convidado para uma conversa direta e sem preconceitos.
Mas ficarei de olho.”

Comentário de Alexandre Leboutte:

“Orestes deveria ser pastor. Ia ficar milionário enganando incautos. Caro Juarez, respeito muito teu trabalho. Converse com os funcionários da Fundação Piratini. Orestes mente muito, mas muito mesmo. A programação continua sendo feita por funcionários concursados, mesmo essa mudança para o horário entre 18h e 20h que está sendo proposta. É feita por gente concursada. Não tem como ser feita sem funcionários. Mesmo que fiquem os 30 CCs e passem a terceirizar alguma coisa, ainda precisa de muito funcionário concursado para pôr a TVE e a FM Cultura no ar, pois somos nós – e os que por lá passaram – que fazemos há tempos o que se conhece por TVE e FM Cultura. Outra mentira do Orestes: recursos foram aprovados pela Lei Rouanet para a Fundação Piratini utilizar em sua programação. Porém, com muita cara de pau da atual gestão, a titularidade do projeto (e a gestão dos recursos) foi repassada para uma “Associação de Amigos” formada apenas por quadros do PMDB, a começar pelo presidente e vice. Posso te comprovar cada linha. Tenho cópias de documentos, inclusive o que transfere a titularidade da captação de recursos da ordem de R$ 7 milhões. Por que terceirizar e quarteirizar o uso desse dinheiro? SErá que alguém está ficando com uma beirada?”

Obs. Quando falo em alguém levar “uma beirada” é no sentido de que, quando tem um ou dois intermediários, obviamente alguém ganha comissão. Fui procurar um dos projetos da Leii Rouanet e o valor que receberá o responsável pela captação é de R$ 100 mil.

Fico à disposição pra falar.

Obrigado.

Abç.

Alexandre Leboutte

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A TVE vai ser fechada. Já deveria ter sido fechada. Há contas mais importantes a pagar, como os salários dos professores, por exemplo. O resto é chororô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo