POLÍTICA. Loteada por várias siglas, Coordenadoria de Educação é objeto da cobiça. E de muitas disputas
A única coisa certa é que Simone Beatriz Rodrigues Rizzato, há um ano no cargo, deixará o comando da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Indicada pelo PDT, com a saída de Luiz Alcoba a qualquer momento, sendo substituído provavelmente por Iara Worthman (ou algum outro nome do PMDB, louquinho pela vaga), é certa a remontagem da CRE.
São 23 municípios, dos quais Santa Maria é maior e sede, mas envolve um balaio de Cargos de Confiança. E que, hoje, são ocupados por pedetistas, peemedebistas e até tucanos, indicados por deputados variados. Tudo, claro, de uma forma bastante republican.
Mas, e quem vai assumer o cargo principal?
Se depender das Coordenadorias Regionais do PMDB do Centro do Estado, da Quarta Colônia e do Vale do Jaguari, será José Luiz Eggres, que, como disse fonte do editor junto ao peemedebismo, foi para o sacrifício da disputa inglória da eleição para a Prefeitura de Mata, abdicando do cargo que ocupava na CRE, onde era diretor de Recursos Humanos.
Mas, nos últimos dias, e sem ainda ser conhecido oficialmente o nome do(a) novo(a) secretário(a) entrou em campo um cabo eleitoral que é mais um general. No caso, o poderoso (no governo gaúcho) Cezar Schirmer. Que está apostando na escolha da ex-secretária municipal de Educação, Silvana Guerino. De reconhecida competência na área e que, a pedido de Schirmer, em abril do ano passado, filiou-se ao PMDB e se colocando como potencial candidata majoritaria em Santa Maria – o que, depois, não viria a se concretizar.
Resumo da opera: pode ser Eggres. Pode ser Silvana. Só quem não será é quem é, hoje. Ah, uma definição virá com a nomeação de quem vai ser secretário de Educação. Até lá, tudo muito republicanamente, segue a disputa.
Cargos, cargos e mais cargos. A grande luta é por cargos. Escolas deterioradas, falta de professores, aulas não dadas, isso é secundário. Não deve afetar essa turma.