Arquivo

Raul Bopp. Nascido em Itaara, um dos grandões do modernismo é tema de debate na Sedufsm

A idéia é muuuito boa, para dizer o mínimo. Raul Bopp, nem sempre bem tratado pela história da literatura nativa, é um dos grandões do modernismo brasileiro. E nascido aqui pertinho, em Itaara – de onde saiu bebê para Tupanciretã.

 

Para debater a obra e a figura de Bopp, acontece no dia 8 um painel na Seção Sindical dos Docentes da UFSM, na já tradicional promoção “Cultura na Sedufsm”. Mais detalhes você encontra no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da entidade. A seguir:

 

“Cultura na SEDUFSM resgata Raul Bopp

 

A edição de setembro do Cultura na SEDUFSM joga luzes sobre a obra do escritor gaúcho Raul Bopp, autor de “Cobra Norato”, um dos nomes expressivos do Modernismo Brasileiro e, que, apesar de ser um “quase” santa-mariense, costuma ser pouco lembrado. A atividade será na segunda, 8 de setembro, a partir das 19h, no auditório do sindicato dos docentes da UFSM, na André Marques, 665.

 

O título do evento é “Raul Bopp, vida e obra” e contará com a presença dos professores Antonio Sanseverino, do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pedro Brum Santos, professor de Letras da UFSM, e da atriz e diretora de teatro, Lara de Bittencourt. O debate será coordenado pela professora de Letras da UFSM, Silvia Paraense. Precederá ao debate um fragmento cênico relativo à “Cobra Norato”, com as performances de Gabriela Amado e Lara de Bittencourt.

 

Nascido em Vila Pinhal (atual Itaara) em 4 de agosto de 1898, Bopp se mudou com seus pais ainda bebê para Tupanciretã. É considerado um poeta modernista e participou da Semana de Arte Moderna de 1992, em São Paulo, ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Viajou por todo o Brasil e, ao conhecer detalhadamente a Amazônia, se inspirou para a conclusão de sua obra maior, que é “Cobra Norato” (1931), considerada a grande expressão do “movimento antropofágico”, que propunha a “devoração cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação”. Raul Bopp faleceu no Rio de Janeiro em 2 de junho de 1984. A entrada para o Cultura na SEDUFSM é franca. “

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Sedufsm.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo