Meio AmbientePrefeituraTrânsito

CARROÇAS. Grupo de trabalho se reúne para tratar como será o cadastramento dos recicladores em SM

Nova reunião do grupo de trabalho – que tem a participação de quatro secretarias – deve acontecer na primeira semana de junho

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A situação das carroças que utilizam tração animal em Santa Maria foi discutida durante reunião na manhã desta quarta-feira (31). O Grupo de Trabalho (GT), formado pelas secretarias de Meio Ambiente, de Saúde, de Mobilidade Urbana, de Educação e de Desenvolvimento Social, começou a planejar como será feito o cadastramento e a chipagem dos animais que estão nesta condição, principalmente os utilizados por catadores de resíduos recicláveis.

Durante o encontro, o médico veterinário da Prefeitura, Alexandre Caetano, apresentou ao GT um formulário para cadastro de animais de tração. O documento deverá coletar dados do proprietário do animal e informações sobre a rotina de trabalho, como turno, tipo de material reciclável recolhido (papel, vidro, plástico, papelão, etc), quantos animais possui sob tutela, tipo de alimentação do animal, entre outros dados. Junto ao formulário será preenchida uma resenha completa contendo as características de cada animal, como espécie, sexo, idade aproximada e condições de nutrição.

Para o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, o trabalho integrado entre diversas secretarias permite a troca de informações, o que vai possibilitar a proposição de ações efetivas.

“No Município, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, temos 983 catadores cadastrados. Definimos que o mais importante é garantir a dignidade tanto do reciclador, quanto do animal. A quantidade de animais que sofrem maus tratos é alarmante. A grande maioria deles trabalha nos três turnos e ainda são alugados para outros catadores para trabalhar nos dias de descanso”, afirma André.

O entendimento do grupo é que, além de mapear e fiscalizar as condições de trabalho destes animais, é necessário conscientizar os empreendimentos geradores de resíduos, como lojas, restaurantes e hotéis.

O grupo ainda discutiu de que forma a Secretaria de Desenvolvimento Social pode contribuir com dados coletados junto aos beneficiários de programas sociais, a fim de mapear a localização dos carroceiros ainda não cadastrados junto ao Município.

A Secretaria de Educação propôs a realização de atividades junto às escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), para que as comunidades também possam contribuir com o mapeamento dos catadores e carroceiros existentes em cada região.

O Grupo de Trabalho irá se reunir novamente no dia 07 de junho, na Secretaria de Meio Ambiente, para dar continuidade ao trabalho. A intenção é iniciar o cadastramento na região da Vila Maringá, onde há maior concentração de carroceiros e recicladores.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo