Destaque

CIDADE. Defesa civil monitora áreas de risco. Chuva chegou a 90 milímetros até o início da noite de sábado

Pontos considerados críticos em Santa Maria não apresentaram maiores problemas em função da chuva deste sábado, segundo a Prefeitura

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A atuação preventiva da Prefeitura de Santa Maria, com relação à questão dos alagamentos, já retorna em resultados positivos para o Município. Isso porque, mesmo com a cidade registrando um volume considerável de chuva desde a madrugada deste sábado (13), nenhuma ocorrência de alagamento foi registrada até esta tarde.

Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Cladmir Nascimento, choveu em média 90,7 milímetros em Santa Maria até as 18h48min deste sábado. O índice leva em conta a marcação registrada pelos pluviômetros instalados em seis pontos diferentes da cidade (veja abaixo). Conforme a marcação, a área na Avenida Walter Jobim, na região próxima à Ponte do Cadena, foi a que registrou o maior volume de chuva no Município durante o período.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, destaca o trabalho preventivo que vem sendo feito pela nova Administração Municipal desde a primeira quinzena de março, quando as fortes chuvas provocaram alagamentos em mais de 700 casas no Município. Desde então, seguindo o planejamento definido pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP Desastres), estão sendo realizadas intervenções em diversas regiões, tanto na área central quanto nos bairros e vilas da cidade.

“O diferencial é que estamos trabalhando com planejamento. Todo o trabalho que nós realizamos em uma via pública, de melhoria da pavimentação, contempla, obrigatoriamente, o serviço de limpeza de bueiros e bocas de lobos, de desobstrução de galerias e, quando necessário, de valetamento. São intervenções completas”, destaca o secretário Almeida Rosa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, o trabalho de desobstrução e limpeza de bocas lobo realizado pela secretaria de Infraestrutura foi fundamental para que nenhuma ocorrência fosse registrada. Pontos considerados críticos no Município e que sofriam com os alagamentos, não registraram problema neste sábado, como por exemplo, a Avenida Borges de Medeiros e o entroncamento da Avenida Liberdade com a Dois de Novembro.

“Com esse mesmo volume de chuva registrado até agora, se não tivesse havido o trabalho de desobstrução de bueiros, já teríamos alagamentos em alguns locais do Município. Então, é correto afirmar que as intervenções realizadas pela Infraestrutura já trazem resposta positiva”, completou Cladmir.

Ainda de acordo com o coordenador, como não houve ocorrências, o NAP Desastres não precisou ser acionado. No entanto, a Defesa Civil segue em atenção e monitorando pontos considerados de risco do Município, como as vilas Canário e Bilibio. Segundo Cladmir, a Guarda Municipal, durante as rondas, também auxilia com informações relativas a alagamentos. Para o registro de ocorrências, é possível ligar para o 153.

Registro da chuva nos pluviômetros instalados na cidade (valor acumulado até as 18h48min deste sábado):

– Bairro Tancredo Neves (Ginásio do Oreco): 95 mm

–Avenida Walter Jobim (Ponte do Cadena): 95,2 mm

– Pronto Atendimento do Patronato: 90 mm

– Bairro Lorenzi (Escola Caic Luizinho de Grandi): 86.4 mm

– Vila Montanha Russa: 90 mm

– Bairro Camobi: 87.8 mm

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo