CidadaniaPrefeitura

CIDADE. Prefeitura e entidades se encontram para discutir a instalação de Banco de Alimentos na cidade

Cerca de 50 pessoas, de diversos segmentos da comunidade de Santa Maria, participaram da reunião realizada na tarde desta terça-feira

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com a finalidade de apresentar a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e, mais que isso, trazer a entidade para o Coração do Estado, uma reunião foi realizada, na tarde desta terça-feira (09), para debater a viabilidade do projeto se instalar em Santa Maria. O prefeito Jorge Pozzobom participou do encontro e colocou a Prefeitura à favor da proposta, desde que, assim como trabalha a Administração Municipal, a iniciativa seja feita com planejamento.

O presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, apresentou o projeto – iniciado em Porto Alegre e que já conquistou outros municípios do país – e suas funcionalidades. Salientando que a fome é o maior flagelo que atinge a humanidade e que é necessário consciência para combatê-la, o presidente incentivou os representantes de entidades santa-marienses, da Prefeitura e de universidades a trabalharem juntas para implantar um Banco de Alimentos no Município.

“Todos os lugares do mundo têm bancos de alimentos. Precisamos unir nossos esforços para trazer a Santa Maria. Temos responsabilidades com os semelhantes”, destacou Bernhard.

Conforme ele, somente na capital gaúcha, o Banco de Alimentos distribuí uma média de 250 toneladas de alimentos ao mês, atendendo cerca de 350 instituições. A entidade possuí, de acordo com a apresentação do projeto, estrutura completa, desde coleta, armazenamento, preparação e distribuição, além de ter acompanhamento profissional.

O prefeito Jorge Pozzobom destacou que a Prefeitura apoia a ideia e é parceira da iniciativa. O chefe do Executivo colocou a estrutura do Município à disposição, mas reforçou a necessidade de se trabalhar com planejamento para que o projeto tenha continuidade.

“Vamos verificar o que podemos oferecer e, certamente, a Prefeitura é parceira. Mas, precisamos planejar, com apoiadores, mantenedores, até para que o projeto inicie e seja mantido”, explica Pozzobom.

Na oportunidade, já ficou definido que outras reuniões serão chamadas para efetivar as propostas e verificar a viabilidade de instalação. Empresários e entidades já se colocaram à disposição e entraram com propostas para que o Banco de Alimentos venha para Santa Maria.

Também estiveram na reunião, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Vilson Serro, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, entre outras instituições sociais do Município.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo