COMUNICAÇÃO. TV Ovo faz 21 anos com colóquios, documentários e workshop durante a Feira do Livro
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação/Arquivo), da Equipe do Site
Colóquios, documentários e workshop fazem parte da programação de aniversário da TV Ovo. A associação sem fins lucrativos completará 21 anos de história em 12 de maio. A maioria das atividades comemorativas tem entrada franca e o primeiro evento ocorre já no próximo sábado (6).
A TV Ovo é conhecida por desenvolver projetos e oficinas de formação audiovisual em comunidades periféricas e escolas públicas. Conforme Marcos Borba, são atendidos jovens desde o Ensino Fundamental.
“As atividades visam plantar uma sementinha do trabalho coletivo. Quem aprende ensina e eles vão passando este conhecimento”, relata.
Hoje, 16 pessoas atuam na TV Ovo, que possui em seu catálogo a produção de diversos documentários e curtas-metragens. CLIQUE AQUI para conferir os trabalhos realizados ao longo dos anos.
Nas comemorações dos 21 anos da TV Ovo, os eventos que serão realizados terão como foco a cultura, a comunicação e o jornalismo. Confira abaixo:
Programação
6 de maio (sábado)
Workshop de Reportagem Cinematográfica
O Workshop de Reportagem Cinematográfica ocorre sábado (6) e será ministrado por Lúcio Alves, repórter cinematográfico da TV Globo Brasília. Com mais de 30 anos de profissão, ele já passou por SBT, Band e TV Senado. Está na TV Globo desde 1996, onde faz parte do núcleo de matérias especiais do programa Fantástico. O workshop será das 8h às 12h e das 14 às 18h, na sede da TV Ovo, e irá experimentar na prática e refletir sobre os elementos para a construção de uma narrativa fotográfica para reportagem especial.
São ofertadas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (4). CLIQUE AQUI para acessar o formulário. O custo é de R$ 60 integral e R$ 30 meia (estudantes – comprovante de matrícula, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes).
A vaga será confirmada mediante o pagamento na sede da TV Ovo até quinta (4). A atividade integra a programação do Narrativas em Movimento 2017, da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM).
8 de maio (segunda-feira)
Colóquio Novas Formas de Fazer Jornalismo
O Colóquio Novas Formas de Fazer Jornalismo foi proposto pelo jornalista Marcelo Canellas e contará com a presença da Cláudia Schulz, da Mídia Ninja; de Caio Cavechini, do Profissão Repórter; e de Sérgio Lüdtke, do Interatores, escola de consultoria em mídias digitais de Porto Alegre.
O colóquio será no Theatro Treze de Maio, às 20h30. A mediação é da professora Laura Storch do Departamento de Comunicação da UFSM. A atividade terá apoio do Gabinete do Reitor da UFSM e da Chilli Produções.
A entrada é gratuita e as senhas para estudantes e professores podem ser retiradas nas coordenações dos cursos de Jornalismo de Santa Maria e região, e, para o público em geral, na bilheteria do teatro.
10 de maio (quarta-feira)
Pré-lançamento do documentário #Resistência
O pré-lançamento do documentário #Resistência será realizado no Clube Comercial (Rua Venâncio Aires, 1972), às 20h30min. O filme é dirigido e narrado por Eliza Capai, que frequentou o #OcupaAlesp, #OcupaMinc-RJ, #OcupaFunarte-SP, a Marcha das Vadias no Rio de Janeiro e a Parada LGBTT de São Paulo.
Durante os meses interinos de Michel Temer na presidência da República, ela acompanhou as ocupações aos prédios públicos e às ruas, dando voz aos seus protagonistas. Após o documentário, terá debate com a diretora. A entrada é gratuita.
11 de maio (quinta-feira)
Colóquio Narrativas Audiovisuais e Informação
O Colóquio Narrativas Audiovisuais e Informação contará coma presença do jornalista Marcelo Canellas, da documentarista Elisa Capai e da jornalista e fundadora da Rede de Jornalistas Livres, Laura Capriglione. O debate permeará questões acerca de como contar histórias e a relação com o Outro, pensando nas linguagens audiovisuais que perpassam a reportagem televisiva, vídeos informativos para internet e o documentário. A mediação será feita por Neli Mombelli, integrante da TV Ovo e professora do curso de Jornalismo da Unifra.
O colóquio irá ocorrer no Theatro Treze de Maio, às 20h30min. A entrada é gratuita por meio da retirada de senhas. Estudantes e professores podem retirar nas coordenações dos cursos de Jornalismo de Santa Maria e Região, e o público em geral na bilheteria do teatro.
A atividade será transmitida pelo Facebook da TV Ovo. O colóquio integra o projeto Narrativas em Movimento 2017, tem financiamento da LIC e conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e do curso de Jornalismo da Unifra.
13 de maio (sábado)
Lançamento de documentários
Serão lançados os documentários sobre os distritos de São Valentin, dirigido por Jaiana Garcia, e Santo Antão, dirigido por marcos borba, no livro livre da feira do livro, às 19h. haverá bate-papo com os diretores após a exibição. Os documentários integram o Por Onde Passa a Memória da Cidade 2016 e contam com financiamento da LIC.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.